quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Aumento do ICMS preocupa donos de concessionárias

Maioria dos estabelecimentos busca alternativas para evitar quedas nas vendas de carros usados

26 fevereiro 2021 - 15h18Por Thiago Caetano - de Suzano
O aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) causa preocupação aos donos de concessionárias em Suzano. A maioria dos estabelecimentos busca alternativas para evitar quedas nas vendas de carros usados, entretanto o preço ICMS assusta. Na concessionária de Ronaldo Martins, localizada na Rua Antônio Marques Figueira, as vendas caíram 60%. 
“Tanto nas vendas do carro, devido ao aumento dos preços, como nas taxas de financiamento”, disse o proprietário. 
 
A alta do ICMS também contribui para a baixa nas vendas. Segundo Martins, a compra de carros de outras concessionárias foi afetada. 
 
“As concessionárias que tínhamos cadastradas deixaram de passar o valor para nós. Eles passaram a trabalhar com carro seminovo. Tanto é que estou com pouco caro na loja”, explicou.
Já na loja de Raphael Vital, as vendas também diminuíram. 
 
Ele acredita que a queda foi de 20%. “Achamos que seria muito ruim, mas até aqui tem superado as expectativas”, disse Raphael. 
 
Porém, o aumento do ICMS preocupa Vital. “Prejudicou bastante. Pagamos impostos, os funcionários e aluguel. Esse aumento leva todo o dinheiro embora”, lamentou. 
 
Mauro Sakon comanda uma concessionária próxima à Praça dos Expedicionários, no Centro do município. 
 
Por lá, não houve alterações nas vendas. O aumento, porém, mexe com a margem de lucro. “As vendas estão normais, no entanto, esse aumento faz com que diminua a margem de lucro. Prejudica muito”, disse. 
 
Todos os comerciantes entrevistados recomendam que o consumidor faça uma avaliação criteriosa do carro antes de realizar a compra. 
 
Outra recomendação é pesquisar o histórico da loja e ficar de olho na documentação do veículo. 
 
ICMS
 
As revendedoras serão obrigadas a pagar alíquota de 5,5% sobre o valor da venda dos veículos usados. Hoje o valor é de 1,8%. A alíquota pode ser reajustada para 3,9% em abril. 
Nos automóveis novos, o valor passa de 12% para 13,3%.

Deixe seu Comentário

Leia Também