sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Suzano

Baruel passa por revitalização para se tornar Centro de Turismo

Primeira etapa consiste na ampliação das vias, reforma do pavimento e construção do estacionamento

05 dezembro 2018 - 00h04Por de Suzano
As obras de revitalização da região do Baruel já estão sendo realizadas e completam 15 dias nesta terça-feira (4). O projeto, que é executado pelas Secretarias Municipais de Planejamento Urbano e Habitação e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, tem o objetivo de ampliar a área no entorno da Igreja Baruel para torná-la um polo turístico, com a implantação do "Centro de Turismo do Baruel". 
 
A previsão para a conclusão dos trabalhos é de até 150 dias. 
 
Nesta primeira etapa, que consiste na requalificação da parte física em frente à Igreja, localizada na Praça Ernestina Maria de Jesus Bianchi, está sendo feita a remoção de parte do pavimento de paralelepípedos - que será reaproveitado em uma das entradas do local -, retirada do antigo asfalto da praça e compactação da sub-base para a implantação do assento do bloquete intertravado em toda a área, além da construção do estacionamento, aberturas das vias e implantação de guias e sarjetas.
 
Além disso, já foi iniciada também a reintegração de posse das famílias que estão em Áreas de Proteção Permanente (APP), que ficam às margens da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). No total, quatro de oito famílias já foram transferidas do local, já que também estão em área de risco por causa da estrada. Caso a caso está sendo avaliado para que essa mudança seja realizada em comum acordo entre as partes. De acordo com a pasta, houve um cadastramento para garantir moradia a todos os proprietários. 
 
A área do Baruel possui 4,2 mil metros quadrados e mais 600 metros de extensão de rua. O objetivo da administração municipal com essas obras de melhorias na infraestrutura é também reforçar a importância do Baruel, que é o Marco Zero do município. "O plano diretor aponta este local como interesse histórico. Com a iniciativa, vamos garantir mais espaço para a Festa do Baruel, enaltecer a Igreja e sua história, tornar o espaço um polo turístico e assim gerar economia ao local e à cidade", ressaltou o secretário municipal Elvis José Vieira. 
 
Os próximos passos da revitalização consistem na instalação da parte elétrica, iluminação e paisagismo, bem como a revegetação da área para a recuperação da mata ciliar às margens da rodovia. "Com a aprovação do Plano Diretor, a Igreja do Baruel, que foi edificada no século XVII e reconstruída em 1916, passou a ser um bem de preservação histórica e por isso deve ser preservada", completou o chefe da pasta.

Deixe seu Comentário

Leia Também