sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Batalhões da PM do Alto Tietê vão usar calibre 12 em ações

Uso deste tipo de armamento de alto poder de impacto foi anunciado pelo governador João Doria (PSDB)

16 janeiro 2019 - 00h04Por Marcus Pontes - de Suzano
Em até 10 dias, as equipes de radiopatrulha dos batalhões do Alto Tietê (17º, 32º e 35º) estarão devidamente equipadas com espingardas calibre 12. O uso deste tipo de armamento de alto poder de impacto foi anunciado pelo governador João Doria (PSDB), em evento sobre o início da operação Rodovia Mais Segura, realizado na última semana no Estado.
 
Na região, policiais habilitados já estão patrulhando com espingardas nas viaturas. O restante ainda está passando por uma espécie de reciclagem. Isto significa que haverá novo curso para relembrar o manuseio dessa arma de grosso calibre, principalmente ao que se refere ao modo de recarregar e atirar.
 
O comandante interino do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (BPM/M), o major Roberto Caruso, reforçou que a equipe policial terá mais segurança e transmitirá maior sensação de garantia da ordem à população. "A espingarda tem maior poder de parada e também letalidade. Há uma orientação de como devem utilizá-la, em especial quando estiverem próximo de transeuntes", explicou.
 
Caruso disse ainda que, durante as madrugadas, os policiais terão maior poder de fogo. Ou seja, em casos de explosões e roubos a banco, a resposta será a altura. Além disso, o comandante interino do 32º BPM/M comentou que não haverá distinção de patrulhamento.
 
"Seja no Centro ou em bairros periféricos, a polícia estará presente para garantir a segurança da população. Só vai utilizar a espingarda quando realmente não tiver uma vítima próxima, por exemplo. É a maior sensação de segurança à população".
 
O comandante disse que, no 32º BPM/M, alguns policiais farão a reciclagem para poder estar apto a usar a espingarda. "Todos os policiais (soldados e cabos) tem curso e formação, mas, como não era habitual, eles só utilizavam as pistolas .40", relembrou Caruso.