Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 18 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/09/2020
PMMC COVID LAR
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID SAÚDE

Calçadas das casas devem ser limpas pelos donos, diz secretária

28 JAN 2016 - 07h00

Em meio a um estudo orçamentário que apontará a possibilidade do retorno dos serviços de manutenção do Grupo Pioneira Saneamento, a secretária de Obras e Infraestrutura, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha, afirma que a manutenção das calçadas particulares deve ser feita pelos proprietários dos imóveis, ou seja, cada munícipe deveria criar o hábito de limpar a própria calçada. O apontamento foi feito ontem, após vistoria das obras de reurbanização do Badra Jaguari.

De acordo com ela, a Prefeitura suspendeu alguns serviços da Pioneira em decorrência da crise orçamentária. Para realizar a coleta, transporte e descarte no aterro sanitário são investidos R$ 1,9 milhão por mês. "Serviços como varrição e capinação foram suspensos por falta de recurso. Os que estão em execução são pagos". Ela frisa ainda que a limpeza da calçada é de responsabilidade do munícipe. "Na minha casa eu faço esse serviço, mas há aquele pensamento de que esta função é da Prefeitura", completa.

Carminha assegura que a administração municipal estuda o orçamento para decidir o retorno dos serviços suspensos. Além disso, ela frisa que a manutenção de praças e canteiros centrais é feito por trabalhadores da Prefeitura. "Transferimos, por exemplo, equipes de poda para capinação. Neste momento de crise, fazemos os serviços prioritários", completa.

PIONEIRA

Os problemas de varrição e capinação começaram no ano passado. Para se ter uma ideia, em novembro, havia apenas 16 pessoas contratadas pela Pioneira para realizar a limpeza de todas as vias públicas da cidade, mas apenas o Centro recebia o serviço. Já a capinação foi totalmente suspensa.

A situação aconteceu após mais de 100 funcionários da Pioneira serem demitidos em função de atrasos no pagamento da Prefeitura de Suzano. O assunto foi discutido diversas vezes. Em entrevista ao DS, em dezembro, o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) disse que foi necessário fazer uma readequação no serviço. Dessa forma, algumas tarefas da empresa foram cortadas. Na época, ele disse também que a Pioneira recebe Ordem de Serviço e faz o trabalho de acordo com o que recebe. "Foi feito um ajuste econômico, de acordo com as nossas condições de pagamento", afirmou.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias