sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Câmara de Suzano realiza campanha virtual contra violência doméstica

Ideia desta ação surgiu após os governos de São de Paulo e federal anunciarem medidas para combater essas agressões que, no período de quarentena por conta da epidemia do coronavírus, muitas mulheres estão em isolamento em suas casas, com os agressores.

04 abril 2020 - 15h43Por de Suzano

A Câmara de Suzano iniciou neste sábado (4) uma campanha virtual contra a violência doméstica. A ideia desta ação surgiu após os governos de São de Paulo e federal anunciarem medidas para combater essas agressões que, no período de quarentena por conta da epidemia do coronavírus, muitas mulheres estão em isolamento em suas casas, com os agressores.

O Legislativo suzanense entrará nessa batalha postando em suas redes sociais mensagens que explicam a importância da denúncia de uma agressão e os novos meios disponibilizados pelos governos para fazer isso. “A violência doméstica é um tema que requer atenção diariamente. A Câmara de Suzano ajudará nesta divulgação porque a população precisa se conscientizar sobre a importância das denúncias. Os agressores não podem ficar impunes”, argumentou o presidente da Casa de Leis, Joaquim Rosa (PL).

Em São Paulo, por exemplo, desde o começo desta semana é possível registrar boletim de ocorrência de violência doméstica na Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.sp.gov.br). Assim como nos demais casos registrados pela Delegacia Eletrônica, os boletins de violência doméstica passarão por uma triagem e serão encaminhados às Delegacias das Mulheres correspondentes à região de cada ocorrência.

É importante ressaltar que, em casos de estupro, ainda há a necessidade do comparecimento a uma delegacia, que continuam atendendo normalmente na quarentena.

Aplicativo

Já o governo federal anunciou na última quinta-feira (2) que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve disponibilizar ainda hoje um aplicativo para celulares que vai permitir às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem as agressões. Segundo dados divulgados pela ministra Damares Alves, a ferramenta foi elaborada devido ao crescimento do número de denúncias recebidas pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, por meio do telefone 180, de casos de violência doméstica após o início das quarentenas obrigatórias estabelecidas por alguns estados como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Na primeira quinzena de março, a ouvidoria registrou média diária de 3.045 ligações e 829 denúncias. Na segunda parte do mês, foram contabilizadas 3.303 ligações e 978 denúncias.