quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Câmeras do CSI auxiliam em 109 ocorrências na pandemia em Suzano

Sistema conta com 76 câmeras de monitoramento e 32 do Sistema Detecta

17 abril 2021 - 22h20Por Matheus Cruz - de Suzano
A Central de Segurança Integrada (CSI) de Suzano já atendeu 109 ocorrências com o uso de câmeras de monitoramento nos primeiros meses deste ano. Dessas, 38 ocorreram apenas no mês de março. Na comparação com março do ano passado, houve um aumento de 65,2% no número de ocorrências com o uso dos aparelhos de imagem, quando foram registradas 23 ocorrências. 
Com 76 câmeras de monitoramento e 32 do Sistema Detecta – em parceria com o Governo do Estado -, os equipamentos estão espalhados na área central, no centro expandido, no Parque Maria Helena e no bairro Cidade Miguel Badra. 
 
Os equipamentos do Sistema Detecta ficam instaladas nas entradas e saídas de Suzano.
De acordo com a Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano, no ano passado foram registradas 485 ocorrências por meio da Central de Segurança Integrada (CSI), das quais 128 tiveram participação fundamental do monitoramento.
 
Cada vez mais, os aparelhos estão ganhando maior importância no combate à criminalidade na cidade. Baseado no bom resultado que vem apresentando, a expectativa da pasta é de que haja o incremento de 40 câmeras de monitoramento e 10 equipamentos do Sistema Detecta até 2024.
Os resultados apresentados nas ocorrencias registradas pelas câmeras é possível através de um conjunto de setores que atuam no apoio à CSI, como a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana e Secretaria Municipal de Educação, além de contatos direto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e outras pastas.
 
De acordo com o assessor estratégico Jefferson Ferreira dos Santos (Prefeito da Academia), o trabalho em conjunto é fundamental. 
 
“Com esses apoios, é possível aumentar a sensação de segurança na cidade, uma vez que o acionamento ocorre em tempo real, por meio dos rádios de comunicação, quer seja da PM, da GCM ou outro órgão que se faça necessário na ocorrência que está sendo visualizada, a fim de reduzir ao máximo o tempo de atendimento”, destacou. 
 
“Assim, é possível ajudar as forças policiais na diminuição de infrações e delitos registrados no município. Desde a instalação das câmeras, várias ocorrências foram elucidadas, tais como furto, furto tentado, roubo, roubo tentado, apropriação indébita, acidente de trânsito com vítima e sem vítima, tentativa de suicídio, entre outras”, completou.

Deixe seu Comentário

Leia Também