Envie seu vídeo(11) 97569-1373
segunda 18 de novembro de 2019

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/11/2019
COLÉGIO PLENITUDE
PMMC MIGO
Pmmc Refis 2019
PMMC NOVEMBRO AZUL
PMMC SEGURANÇA

Caminhada de Prevenção do Câncer Bucal será neste sábado

Evento, promovido anualmente na cidade, tem como objetivo ressaltar a importância da detecção precoce da doença e o trabalho realizado na rede municipal

Por de Suzano107 NOV 2019 - 13h00
Até o momento, mais de 760 pessoas já se cadastraram na sede da pasta, localizada no Centro Unificado de Serviços, o Centrus (avenida Paulo Portela, 210, sala 311 - Centro), para participarFoto: Wanderley Costa/Secop Suzano
A Secretaria de Saúde de Suzano vai promover no sábado, a partir das 9 horas, a 3ª Caminhada de Prevenção do Câncer Bucal. O evento, promovido anualmente na cidade, tem como objetivo ressaltar a importância da detecção precoce da doença e o trabalho realizado na rede municipal. 
 
Até o momento, mais de 760 pessoas já se cadastraram na sede da pasta, localizada no Centro Unificado de Serviços, o Centrus (avenida Paulo Portela, 210, sala 311 - Centro), para participar. As inscrições são gratuitas e seguem abertas para todo o público.
 
A caminhada ocorre durante a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que é de 5 e 9 de novembro. Os participantes sairão da área de concentração, em frente ao Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, e descerão pela rua Baruel até a Praça dos Expedicionários, seguindo pelas ruas General Francisco Glicério, Portugal Freixo, Benjamin Constant, Tiradentes e novamente Baruel. 
 
Na oportunidade, haverá um posto com profissionais da Coordenadoria de Saúde Bucal que irão realizar exames no público. Caso sejam identificados indícios da doença, como feridas e bolhas sem cicatrização, a pessoa será devidamente encaminhada para o especialista no Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
O trabalho de monitoramento e de prevenção dos casos de câncer bucal em Suzano tornou-se referência. Tanto que a atuação do município foi considerada a melhor do Estado de São Paulo e uma das quatro melhores do País no Prêmio Nacional Conselho Federal de Odontologia (CFO) de Saúde Bucal 2019, categoria até 500 mil habitantes. Nos meses de abril e maio deste ano, quando houve campanhas de conscientização, foram realizados 16.345 exames, número 28% maior que o do ano anterior. Em Suzano, já foram registrados 20 casos de câncer bucal em 2019 por meio de ações na rede municipal, com três óbitos.
 
Para o secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Rocha Guillaumon, o exame preventivo pode ser o fator diferencial para a cura de um paciente, principalmente de pessoas com mais de 40 anos de idade e que consomem álcool e tabaco. "O exame é rápido, indolor e pode auxiliar a evitar problemas sérios no futuro. Esta caminhada mostra que a comunidade está unida e engajada no propósito da prevenção, que é uma das marcas da atual gestão no município", explicou.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias