terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Campanha de vacinação contra a gripe se inicia nesta segunda-feira

Gestantes, crianças e trabalhadores da Saúde são o público-alvo; imunização será realizada nos postos de saúde

10 abril 2021 - 15h48Por De Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (12/04) a campanha de imunização contra a influenza (gripe). O público-alvo da primeira etapa contempla as crianças com idades entre seis meses a seis anos de vida, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da Saúde. O atendimento estará disponível em todas as 24 unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15h30.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, a primeira etapa se estende até o dia 10 de maio. A expectativa é de que 34,5 mil pessoas sejam contempladas neste período. Para receber a dose, o público beneficiado deverá apresentar documento original com foto, comprovante de residência de Suzano e carteirinha de vacinação. No caso dos trabalhadores de Saúde, se não imunizados no local de trabalho, deverão apresentar também comprovante do exercício efetivo da função.

Vale ressaltar que aquelas pessoas que também já tomaram ou que irão tomar a vacina contra a Covid-19, o prazo de espera de pelo menos 14 dias entre as aplicações deverá ser respeitado. A medida se faz necessária mediante recomendação do Ministério da Saúde e de entidades de classe como a Sociedade Brasileira de Imunizações.

“Esta primeira etapa de imunização contra a gripe começa com grupos distintos daqueles atualmente priorizados pela vacina contra a Covid-19. Essa diferenciação é importante para desvincular uma campanha da outra. Assim, o processo de monitoramento e acompanhamento da vacinação é facilitado”, detalhou o secretário de Saúde, Pedro Ishi.

O chefe da pasta também reforçou a importância da imunização contra a influenza, sobretudo neste período de pandemia. “Nosso objetivo é reduzir a incidência de casos graves de gripe, para evitar a necessidade de atendimento na rede de Saúde, que já está focado em pacientes da Covid-19. Então, tomar a vacina da gripe significa evitar complicações e atendimentos hospitalares”, argumentou.

A campanha contra a gripe segue até o dia 9 de julho, em três etapas distintas, contemplando os professores e os idosos maiores de 60 anos, entre os dias 11 de maio e 8 de junho. Já na última etapa, entre os dias 9 de junho e 9 de julho, serão contempladas as pessoas com comorbidades, PcDs, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança, forças armadas, funcionários do sistema prisional, a população privada de liberdade e os adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

QUADRO

1ª ETAPA (de 12 de abril a 10 de maio)

Crianças (de 6 meses a 6 anos)

Puérperas

Gestantes Povos Indígenas

Trabalhadores da Saúde


2ª ETAPA (de 11de maio a 8 de junho)

Idosos 60 anos ou mais

Professores


3ª ETAPA (de 9 de junho a 9 de julho)

Pessoas com comorbidades

Trabalhadores Portuários

Pessoas portadoras de deficiência

Forças de Segurança

Caminhoneiros

Forças Armadas

Funcionários do Sistema Prisional

Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário

População privada de liberdade e jovens sob medida socioeducativa   

 

Deixe seu Comentário

Leia Também