quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Campanha Julho Amarelo oferece atendimento contra hepatites virais

Iniciativa ocorre até 31 de julho, quando haverá o Dia D, com testagem para hepatite C e vacinação contra hepatite B

21 julho 2018 - 05h00Por De Suzano
O Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Suzano realiza até o fim do mês a Campanha Julho Amarelo, com intensificação de exames de hepatite C e vacinação contra hepatite B, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na sede do órgão municipal (rua Batista Renzi, 186 - Jardim São Luiz). A iniciativa é voltada para quem tem mais de 40 anos, faixa etária considerada de maior prevalência. Também é uma referência ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho (sábado).
 
Para participar da campanha, o interessado deve procurar a unidade mais próxima e se informar quanto aos horários de realização dos testes e aplicação da vacina. Além disso, também haverá o chamado "Dia D", em 31 de julho (terça-feira), no Centro de Convivência da Melhor Idade Maria Picoletti (rua Benjamin Constant, 1.375 - Centro), das 9 às 15 horas. 
 
Na data, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é fazer 200 testagens e ainda conscientizar sobre a necessidade do exame para pessoas com mais de 40 anos e que tenham tatuagem, sobrancelha definitiva e piercing. Apesar da iniciativa em julho, o atendimento é constante nas UBSs e no SAE/CTA, onde são realizados 150 testes por mês.
 
A hepatite viral é uma inflamação do fígado quase sempre sem sintomas, mas que pode evoluir para cirrose ou câncer. Milhões de pessoas podem ser portadoras do vírus e ainda não saberem, descobrindo apenas em fase adiantada, quando já estão muito doentes.
 
As do tipo B e C podem ser transmitidas por sangue contaminado presente em objetos (escovas de dente, agulhas, alicates de unha, aparelhos de barbear e depilar) e pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercing, na realização de tatuagens e "maquiagem definitiva" (micropigmentação de sobrancelhas, por exemplo) e em procedimentos cirúrgicos.
 
É importante certificar-se de que os materiais utilizados sejam descartáveis ou esterilizados em autoclave ou ainda ter o seu próprio kit manicure (tesoura, alicate e espátula). Pessoas que receberam transfusão de sangue ou realizaram cirurgia antes de 1993 podem ter adquirido hepatite C, por isso o teste é recomendado principalmente para pessoas acima de 40 anos de idade.