Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 01 de dezembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/11/2020
ERICA ROMÃO
Reisinger Ferreira
GOLDSTAR
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades - Dezembro
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades 02 - Dezembro

Candidatos perdem 44 dias de campanha e convenções são adiadas

12 NOV 2015 - 07h01

A divulgação do calendário eleitoral para as eleições do próximo ano, feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontou que os candidatos terão um menor período para realizar sua campanha. Entre as decisões que mais devem afetar os candidatos de Suzano e região estão a redução do tempo de campanha na internet (44 dias a menos) e a mudança da data das convenções partidárias, antes prevista para junho, a data foi alterada para entre 20 de julho e 5 de agosto.

O calendário foi aprovado pelo TSE na terça-feira. No ano que vem, o período das campanhas será menor do que o de 2014. As datas mudaram em relação ao calendário do ano passado por causa da minirreforma política que criou novos prazos aos partidos e aos interessados em disputar cargos eletivos.

A propaganda eleitoral em rádio e TV foi reduzida de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno. Já as propagandas nas ruas e os comícios só vão poder ser realizados a partir de 16 de agosto, e foi reduzida de 90 para 45 dias. A data também marca o começo da propaganda eleitoral na internet. O tempo, de 47 dias antes do pleito, é menor do que o concedido no ano passado, de 91 dias.

O primeiro turno está marcado para 2 de outubro. O segundo turno, que deverá ocorrer apenas em municípios com mais de 200 mil habitantes, está marcado para 30 de outubro.

FILIAÇÃO

Quem quiser ser candidato no próximo ano precisa se filiar a um partido político até o dia 2 de abril de 2016, ou seja, seis meses antes da data das eleições. Pela regra anterior, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito para participar da disputa.

Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos aos cartórios eleitorais até as 19 horas do dia 15 de agosto de 2016. Pela regra passada, esse prazo terminava às 19 horas do dia 5 de julho.

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, disse que, realmente, a reforma eleitoral promovida neste ano “alterou de maneira significativa e profunda o calendário das eleições, inclusive com a redução do tempo de campanha”.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias