Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 29 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
ÚNICCO POÁ
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
SOUZA ARAUJO

Católicos celebram Corpus Christi com tapetes, missa e procissão

27 MAI 2016 - 08h01

As cidades do Alto Tietê celebraram o feriado de Corpus Christi com a confecção dos tradicionais tapetes de serragem, missas e procissão. Em Suzano, a Paróquia Nossa Senhora Mãe do Redentor iniciou a montagem dos quatro tapetes às 8 horas. Em Poá, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes encerrou a elaboração de aproximadamente 40 obras por volta das 10h30.

No município suzanense, fiéis se reuniram no entorno da igreja para ajudar na confecção dos tapetes. No local eram utilizados materiais recicláveis. Na Paróquia Bom Pastor, os católicos iniciaram os trabalhos mais cedo, às 5h30. As artes foram feitas com pó de café, serragem de ovo e tampa de garrafa.

Segundo o padre Alberto Gomes da Silva, da Paróquia Santa Cruz da Capela do Ribeirão, o tapete é muito importante, uma vez que é o caminho por onde Jesus passa. "O Senhor é o nosso Rei, merece dignidade por onde caminha. Por conta disso, elaboramos os tapetes. Ou seja, demonstramos a importância de ter Jesus em nossa vida", explica.

A Matriz de Poá iniciou a confecção das obras por volta das 6h30. De acordo com o comerciante e artesão, Carlos Alberto Mandosano, o tema deste ano é a Campanha da Fraternidade. Ele participa desta atividade há 30 anos. "É um dia muito importante onde podemos expressar nossa fé. Devemos fazer tudo que está ao nosso alcance em retribuição ao que Deus faz por nós".

Mandosano adianta que em frente à Matriz foram montados cerca de 40 tapetes. Ao todo foram 300 metros de imagens desenhadas com serragem. Outras quatro comunidades também confeccionaram as obras nos demais bairros da cidade. Em Ferraz de Vasconcelos e Itaquá, as paróquias Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora D'juda, também construíram os tapetes.

MISSAS

As igrejas de Suzano celebraram missas em diversos horários. Na Igreja Matriz São Sebastião e na Nossa Senhora Mãe do Redentor o ato seguido de procissão aconteceu no período da tarde. Pelo menos duas mil pessoas assistiram as celebrações. No Centro, os fieis percorreram as ruas Benjamin Constant, Eliziel Alves Costa e Francisco General Glicério. Durante a ação, agentes de trânsito auxiliaram a movimentação das pessoas e do tráfego de veículos. No Alto Tietê, outras 27 igrejas realizaram missas. Do total, cinco em Ferraz e Itaquá, respectivamente, 14 em Mogi e três em Poá.

CORPUS CHRISTI

O evento é baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez, acontece no domingo após a Pentecostes. A "Festa de Guarda" onde a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos, obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias