sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Cemitérios de Suzano se preparam para o Dia dos Finados com mudanças

Horário estendido, intervenções no trânsito e distanciamento são algumas das alterações

27 outubro 2020 - 23h00Por Matheus Cruz - de Suzano
As visitações aos cemitérios de Suzano passarão por algumas mudanças para o próximo dia dois de novembro, Dia dos Finados. Com horário estendido e disponibilização de máscaras e álcool em gel, os visitantes precisarão manter o distanciamento de um metro um do outro. 
 
Além disso, o horário de visitação dos dois cemitérios municipais será estendido durante o feriado, das 7h30 às 18 horas, sendo que normalmente é das 8h30 às 17h30. 
 
Segundo a Secretaria Municipal de Administração, a expectativa de visitação seria de aproximadamente 40 mil pessoas em ambos os cemitérios, mas devido à pandemia do novo Coronavírus, espera-se um público menor que o de anos anteriores - no entanto, toda a estrutura necessária para os devidos atendimentos será mantida.
 
Suzano conta com dois cemitérios públicos: o Cemitério Municipal São Sebastião, na região central (com aproximadamente 6,2 mil sepulturas) e o Cemitério Municipal São João Batista, na região do Raffo (com 11,5 mil sepulturas em média). No entorno do Cemitério São Sebastião, haverá interdição na rua Cássia Francisco, sendo permitida apenas a entrada de munícipes a pé. Para pessoas com mobilidade reduzida, o acesso será pelo Portão B, na rua Santana. 
 
Já no portão principal, o acesso será separado por gradil para entrada e saída e assim organizar o fluxo de visitantes. 
 
A Secretaria ressalta que o prazo para reformas, pinturas e limpezas de túmulos se encerra em 01/11, mas serão disponibilizados baldes, vassouras, rodos, álcool em gel e máscaras para visitantes que queiram realizar a limpeza dos jazigos. Já o prazo para pleitear a autorização à venda de produtos vai até o dia 30/10. Os interessados devem procurar a Secretaria de Planejamento e Finanças de Suzano, localizada no Paço Municipal (rua Baruel, 501 – Centro), com documentos pessoais ou tirar dúvidas através do telefone (11) 4745-2049.
 
Missas
 
Para o dia de Finados serão realizadas quatro missas no Cemitério São Sebastião, com a estrutura necessária e respeitando o distanciamento social: às 8h, 9h30, 11h e 16 horas. No Cemitério São João Batista, as missas estão marcadas para as 10 e 16 horas. As missas serão a céu aberto. Ambos os cemitérios públicos contarão com cartazes de orientação informando sobre a importância do distanciamento social em período de pandemia da Covid-19.