Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 18 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
PMMC COVID LAR
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Chuvas do início de junho superam média histórica. Volume é 95,2% maior

07 JUN 2016 - 08h00

Em menos de uma semana, o volume de água recebido pelos reservatórios que compõem o Sistema Produtor Alto Tietê (Spat) superaram a média histórica para junho, com um aumento de 95,2% das chuvas que estavam sendo esperadas para todo o mês. A projeção da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) era de que chovesse 55,2 milímetros (mm). Até ontem, a bacia do Alto Tietê registrava o acúmulo de chuvas de 89,6 milímetros. Dados disponibilizados no site da companhia mostram que o reservatório opera com 43,2%. O número é 21,4% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Dados da Sabesp mostram ainda que no dia 1° deste mês, as bacias da região acumularam 2,3 mm. Já no segundo dia, a chuva foi de 16,7 milímetros em chuvas.

O único dia em que tiveram índices abaixo de cinco milímetros foi na última sexta-feira, que acumulou com 3,5 milímetros do acúmulo de água. As chuvas aumentaram no final de semana registrando a marca de 67,1 milímetros de sábado até as 9 horas de ontem. O dia em que mais choveu foi no domingo, com o acúmulo de 29,6 milímetros.

MÉDIA HISTÓRICA

Em 2015, a Sabesp estimativa que a média histórica de chuvas ficasse em torno de 4,3 milímetros. Ainda no ano passado, os reservatórios do Alto Tietê operavam com 21,8%. Já no período deste ano, a expectativa no acúmulo de água ficou em torno de 55,2 milímetros. E superou o esperado.

Para o especialista em Gestão de Recursos Hídricos, José Roberto Kachel, as chuvas beneficiaram e já mostram dados opostos ao do ano passado. Ele analisa que ainda neste mês, o acúmulo de água nos reservatórios possa aumentar. "Para o Alto Tietê é muito bom. Choveu quase o dobro da média esperada, então, a previsão é de que aumente ainda mais, uma vez que há possibilidade de chuvas até a quarta-feira".

CLIMATEMPO

Informações do Portal do Climatempo mostram que a possibilidade de chuvas para hoje é de 90% e a expectativa é de 40 mm de chuva. Já para amanhã e quinta-feira, a expectativa de chuva é de 20%.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias