terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Ciclistas se arriscam nas ruas e avenidas de Suzano

Bicicletas simples ou bem equipadas costumam ser o principal meio locomoção daqueles que diariamente realizam trajetos rotineiros entre o centro e o bairro onde residem

25 abril 2018 - 14h04Por Marília Campos - De Suzano
Basta alguns minutos de observação nas vias de Suzano para notar a presença efetiva de ciclistas que cruzam o asfalto. Bicicletas simples ou bem equipadas costumam ser o principal meio locomoção daqueles que diariamente realizam trajetos rotineiros entre o centro e o bairro onde residem. Contudo, o percurso é tomado por perigosos no trânsito em que são submetidos a dividir espaço com veículos e pedestres. Para os ciclistas, a opção pela bike se dá à medida que o tempo e dinheiro investidos no transporte público não correspondem a uma experiência vantajosa. 
 
A Rua Sete de Setembro é a via de acesso entre o centro e os bairros Monte Cristo e Suzanópolis. Diariamente, centenas de ciclistas cruzam a rua para realizar atividades básicas, como levar os filhos para a escolar ou ir às compras. Este é o caso da dona de casa Genilda Barros de Moura, que costuma pedalar em companhia dos filhos. Mãe de cinco crianças, três delas já conduzem sozinhas as bicicletas, enquanto as menores são acomodadas em cadeirinhas. Ao lado da filha Thaynara Barros da Silva, de 13 anos, a dona de casa desabafa quanto aos riscos enfrentados no cotidiano.
 
"Falta respeito, principalmente por parte dos carros. Todos os dias saímos do Suzanópolis para ir à escola e aos cursos. Acho que é o meio mais rápido e barato de chegar até os lugares. As partes de rotatória no trânsito são as mais perigosas, precisava criar ciclovias em toda a cidade", disse Genilda antes de comentar sobre os acidentes que já presenciou. "Vi poucas batidas, acho que só umas duas. Foi atropelamento mesmo, do ciclista com um carro". 
 
Do outro lado do município, na região norte, os suzanenses comemoram a instalação da ciclovia na Avenida Vereador João Batista Fitipaldi, na Vila Maluf. A via também é a principal ligação até o centro da cidade, por acesso direto à Estação Suzano. A obra retomada há pouco mais de dois meses ainda não foi inaugurada, mas já é inevitavelmente utilizada pelos ciclistas.
 
O mecânico Jackson Luis da Silva aprova a instalação. "Essa é a única novidade que percebi na cidade, porque Suzano continua abandonada. Espero que agora fique mais seguro para andar de bicicleta, já que aqui sempre foi bem perigoso". 

Deixe seu Comentário

Leia Também