Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 20 de janeiro de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/01/2021
GOLDSTAR
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS  - OFTALMOLOGIA

Cidades da região economizam 778,8 milhões de litros de água em agosto

12 SET 2015 - 08h01

As populações de sete municípios do Alto Tietê e de bairros de divisa de Mogi das Cruzes economizaram mais de 778,8 milhões de litros de água em agosto. A quantidade economizada, no mês passado, seria suficiente para abastecer aproximadamente 236 mil pessoas por um mês, considerando a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê um consumo diário de cerca de 110 litros por pessoa. Os dados foram divulgados ontem pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Do total de clientes no Alto Tietê, 57% deles obtiveram 30% de bônus por terem economizado água em agosto. Outros 2% receberam 20% e 6% tiveram o desconto de 10%. Houve ainda 5% de clientes que diminuíram o consumo, porém, não atingiram a redução suficiente para obter bônus.

Em contrapartida à economia, 14% dos clientes tiveram a aplicação da tarifa de contingência (ônus) nas contas por aumento do consumo de água em agosto deste ano. Outros 9% aumentaram o consumo, porém não tiveram a aplicação da tarifa por estarem dentro da faixa de consumo mínimo, que é de até 10 metros cúbicos de água por mês (m³/mês).

Desde que o programa de bônus foi estabelecido, em abril de 2014, o Alto Tietê já economizou 14,9 bilhões de litros de água. Na região, as cidades atendidas pela Sabesp são Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Suzano e alguns bairros de divisa de Mogi das Cruzes.

As medidas tomadas pela Sabesp são para tentar amenizar a crise hídrica na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que começou a se agravar no ano passado.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias