Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 27 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/09/2020
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID SAÚDE
ÚNICCO POÁ

Cidades elaboram projeto de lei para transporte de animais em ônibus

21 OUT 2015 - 07h01

Suzano e Ferraz estão elaborando projeto de lei para permitir o transporte de animais dentro dos ônibus municipais. Poá, seguindo exemplo de outras cidades - como São Paulo e Porto Alegre - sancionou ontem lei autorizando o transporte. Para que os animais sejam transportados há algumas condições que precisam ser atendidas, como ser de pequeno porte, apresentar Certificado de Vacinação e levar dentro de gaiolas.

Em Suzano, a Prefeitura informou que para elaboração da lei, o assunto deve ser sugerido e discutido no Conselho Municipal de Transportes. Este, por sua vez, pode propor a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana que estude a viabilidade do projeto. Até o momento, a administração não registrou nenhuma sugestão neste sentido. "Vale ressaltar que a Câmara Municipal também tem autonomia para mobilizar uma propositura desse tipo para avaliação do Executivo e desta maneira a Casa de Leis também pode ser consultada sobre a demanda", informou em nota.

O projeto já está sendo elaborado pela Câmara Municipal e deverá ser votado em breve. O presidente da Casa de Leis, Denis Cláudio da Silva, o Filho do Pedrinho do Mercado, falou sobre a importância da proposta para a cidade. "Hoje o animal já faz parte de muitas famílias, e queremos procurar dar mais conforto para eles com seus animais. Para essas famílias iriam facilitar muito, porque muitas pessoas, às vezes, vão a um lugar e não tem com quem deixar seu animal. Com esse projeto de lei sendo autorizado, as pessoas vão poder se deslocar para outros lugares com seus animais, sem se preocupar com nada".

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que a municipalidade está estudando, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, a possibilidade de implantação do projeto na cidade. " A possibilidade está sendo avaliada, porém sem previsão de enviar o projeto para a Casa de Leis", explicou em nota. A assessoria de imprensa informou que não há nenhuma proposta de vereadores com esta finalidade.

A Prefeitura de Itaquá, informou por meio de sua assessoria, que apesar de não existir nenhum estudo sobre o assunto, considera a proposta válida e pode ser avaliada futuramente.

OPINIÃO

A população também aprova a implantação da proposta. "Para mim seria ótima passear com um animal, eles iriam se sentir bem saindo de ônibus", disse a revendedora, Sonia Maria Ferreira, de 64 anos.

A promotora de eventos, Camila Cordeiro da Silva, de 29 anos, ressaltou ainda tem opinião dividida sobre o assunto. "Eu acho bem legal o animal andar em transportes coletivos e sei que para a maioria da população é difícil aceitar isso. Às vezes o animal precisa ser levado às presas para um veterinário e a dona desse animal pode não ter um veiculo móvel para conduzi-lo , e acaba usando esse recurso".

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias