Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 18 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/09/2020
PMMC COVID LAR
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Cinco cidades da região são excluídas do Mapa do Turismo

13 JUL 2016 - 08h01

Cinco cidades da região foram excluídas do Mapa do Turismo. O novo levantamento foi divulgado ontem pelo Ministério do Turismo. O documento é considerado uma ferramenta de gestão e tem o objetivo de permitir o direcionamento de políticas públicas do setor. O número de cidades em todo País também foi reduzido já que eram 3.345 municípios e passou para 2.175, uma diminuição de 35%.

Segundo informações do Ministério, no Mapa do Turismo de 2013, último divulgado pela pasta, as dez cidades do Alto Tietê haviam sido incluídas. Nove delas estavam na lista do setor turístico Alto Tietê Cantareira e somente Guararema foi direcionada para a região denominada Vale do Paraíba e Serras.

Já no documento divulgado ontem foram excluídas as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá. Os outros municípios estão incluídos no mesmo setor turístico do que o registrado no levantamento anterior (de 2013), ou seja, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano estão na região do Alto Tietê Cantareira e Guararema na do Vale do Paraíba.

Apesar da diminuição do número de cidades, a pasta federal considera este fator positivo. Segundo o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, o redimensionamento das cidades consideradas turísticas permitirá uma atuação mais forte e consolidada dos produtos e destinos de cada município.

MAPA

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros. Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias