Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sábado 24 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/10/2020
PMMC OUT ROSA
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID VERDE
ÚNICCO POÁ
PMMC MULTI 2020

Coletivo de ciclistas da região sugere Plano de Ciclovias aos 70 candidatos a prefeito

Plano contaria com um estudo das rotas e locais a serem melhorados, diz coordenador do "BiciMogi"

Por Thiago Caetano - de Suzano17 OUT 2020 - 05h00
Ciclovias: há possibilidade de ampliação nas cidades da regiãoFoto: Jackeline Lima/Divulgação
O coordenador do coletivo de ciclistas de Mogi das Cruzes, o "BiciMogi", Jair Pedrosa, quer melhorias pede a criação de um plano cicloviário para os candidatos a prefeito das cidades do Alto Tietê. São 70 prefeituráveis na região.
 
Dentro desse plano é realizado um estudo dos trechos que precisam ser melhorados, além de construção de ciclovias com melhor sinalização para ajudar na locomoção dos ciclistas. "Seria legal que fosse feito um plano cicloviário onde seja feito um estudo das rotas e locais para serem melhoras, ajudando na locomoção dos ciclistas. Construção de ciclovias com sinalização, que até existe, mas são bem precárias", explicou o coordenador.
 
Outra sugestão de Jair é por mais campanhas regionais que falam sobre a educação no trânsito, além da criação da Zona 30, uma área onde obriga os motoristas a reduzirem a velocidade para 30km por hora. A área é comum em países europeus, como a Holanda, Suíça e Áustria. Poucas cidades do Brasil implantaram a área, que ajuda a reduzir o número de acidentes em vias com grande movimentação de pedestres e ciclistas.
 
"O fluxo de pedestres e ciclistas é muito grande. O Centro das cidades da região é pequeno, seria legal se criassem a Zona 30, colocando uma boa sinalização. Além disso, deveria existir mais campanhas de educação de trânsito. Pode ser em jornais ou TV, semelhante ao que fazem com a saúde, por exemplo". 
 
Jair também quer uma maior participação no Conselhos Municipais de Transportes. "Seria legal ter mais espaço para os coletivos de ciclistas nos Conselhos Municipais de Transportes e que possa ser feito de imediato, logo no início do mandato, um balanço do Plano de Mobilidade, que muitas vezes demoram para ser atualizados. Precisa ser feito uma revisão anual", contou o coordenador. 
 
Outra proposta que o ativista também queria dos candidatos é a criação de bicicletários e mais segurança nos que já existem. "Criar bicicletários em todos os terminais de ônibus da região e aumentar a segurança neles e nos que já existem", concluiu.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias