sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Com 80% concluída, ciclofaixa na Avenida Brasil recebe aprovação

Implantação da ciclofaixa é um pedido antigo de moradores

05 março 2021 - 13h36Por Matheus Cruz - de Suzano
As obras de implantação da ciclofaixa no canteiro da avenida Brasil, entre os bairros Jardim Imperador e Jardim Monte Cristo, deverá ser finalizada na próxima semana. De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Suzano, os serviços já estão 80% concluídos, faltando apenas alguns detalhes para ser totalmente entregue para a população. 
 
A implantação da ciclofaixa é um pedido antigo de moradores, comerciantes e ciclistas que transitam pelo local todos os dias. Para a conclusão do trecho, restam apenas o término da pintura e a instalação de tachões – conhecido como “olho de gato” -, que dividirão o espaço entre a pista para carros e a ciclofaixa.
 
Segundo a pasta, assim que estiverem prontos, o acesso será permitido apenas para pessoas com bicicletas, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
 
“O espaço ficou perfeito. É uma possibilidade a mais para as pessoas usarem a bicicleta sem correrem riscos. Mesmo não estando 100% pronta, já tem ciclistas usando porque a pista está um tapete, então a gente usa com tranquilidade”, comentou Isaac dos Santos, 30, que trabalha como oficial de forno mas usa a via diariamente para ir ao mercado. 
 
Além dos ciclistas, a conclusão dos trabalhos também desperta elogios de comerciantes. De acordo com eles, o trânsito de pedestres, veículos e ciclistas já melhorou, assim como o movimento de seus estabelecimentos. 
 
“Estava comentando agora mesmo sobre como (o recapeamento) ficou uma maravilha”, destacou Karl Heinz, 43, sócio de uma concessionária de veículos.
 
Écio Lemos Silvan também é sócio de uma das concessionárias que existem na Av. Brasil. Ele destaca que o serviço de paisagismo e iluminação também foram importantes.
“Antes você passava aqui e era tudo escuro. As pessoas evitavam por medo e também pelos paralelepípedos. Agora é só elogios”, destacou o comerciante. 
 
Fiscalização
 
Sobre os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados na via, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana esclareceu que ainda estão em fase de aferição e que irão entrar em operação nos próximos dias. A velocidade máxima permitida regulamentada para o trecho é de 50 km/h. Outros tipos de fiscalização, como com agentes de trânsito, só viriam a ocorrer em caso de necessidade, pontualmente. Além disso, a pasta lembra que a avenida Brasil tem redutores físicos de velocidade (lombadas) em toda a sua extensão.

Deixe seu Comentário

Leia Também