sexta 11 de julho de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 11/07/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Conseg quer ampliar participação do Centro a projeto de Segurança

Presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Centro participou do DS Entrevista

06 julho 2025 - 05h00Por Gabriel Vicco - Da Reportagem Local

O Conselho de Segurança (Conseg) do Centro de Suzano quer ampliar o Projeto Vizinhança Solidária (PVS) e oferecer mais apoio ao comércio da região central da cidade. As informações foram passadas pela presidente do Conseg, Lucelena Burjato, a Teka, que participou do DS Entrevista.

O PVS é um grupo de WhatsApp de um determinado bairro da cidade, onde são enviados alertas de atitudes suspeitas e outras informações relacionadas à segurança pública no bairro. A ideia é que mais bairros tenham o grupo do projeto.


“PVS é o Projeto Vizinhança Solidária, que é da Polícia Militar, e prevê um cuidar da segurança do outro. É um grupo no WhatsApp muito atuante. São feitos comunicados, notificações sobre casos e atitudes suspeitas. Automaticamente já se cria um alerta e, graças a esse grupo, muitas ações não tiveram êxito. O maior grupo é do Jardim Imperador, mas temos Vila Amorim, Jardim Nazaré, Jardim Modelo. Estamos tentando instituir no Jardim Colorado agora”.


Teka disse que o grupo do PVS da área central, onde ficam os principais comércios da cidade, ainda é pequeno. O Conseg está conversando com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) do município para uma maior divulgação do grupo.


“Fazemos reuniões na ACE e a participação ainda é pequena. Precisamos que seja repassado. As pessoas precisam ser os nossos transmissores, para entenderem que realmente funciona, que dá resultado. A intenção é sempre aumentar, ampliar. No grupo do Centro temos 381 membros, olha o tamanho do nosso comércio central. Está faltando bastante gente para participar. Falei com o Rodrigo Guarizo, presidente da ACE, para fazermos algo no sentido de divulgar e ampliar. No Imperador temos 764 membros, é mais que o dobro”, explicou.


Reivindicações

O Conseg Centro, que atende mais de 90 bairros de Suzano, teve 17 solicitações entre 2024 e o início de 2025, sendo que 16 já foram resolvidas e uma segue em andamento.


A principal reivindicação, atualmente, é de perturbação do sossego. “Perturbação do sossego é um grande problema, infelizmente. Não é só prioritário em Suzano, vários locais têm essa questão. É a principal reclamação hoje em dia. O pessoal perdeu um pouco do bom senso. Quero ouvir uma música mais alta quando estou em casa, tudo bem, mas todo dia, o tempo todo, sem respeitar a vizinhança. A quantidade de decibéis não é só a partir das 22 horas, é durante o período todo. Tem uma lei para isso. As pessoas, se tivessem bom senso, já resolveria”, disse Teka.


Outra reivindicação feita pelo Conseg à Prefeitura de Suzano é a ampliação da rede de câmeras de monitoramento da cidade. “As câmeras de monitoramento sempre são comentadas nas reuniões. A Prefeitura sempre dá um feedback. As câmeras sempre começam em um determinado local e pedimos a extensão, mas isso gera um custo alto, tem que ser por etapas. Tem uma logística da Prefeitura, não entramos nesse mérito porque não temos estudos para comentar, mas sempre pleiteamos a ampliação das câmeras de monitoramento”, finalizou a presidente.

O Conselho de Segurança realiza reuniões mensalmente, sempre na última semana do mês, variando entre as últimas terças ou sextas do mês. Qualquer pessoa pode participar das reuniões.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também