quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Legislativo

Corte de gastos nas câmaras deixa 87 dos 160 vereadores da região sem carros oficiais

Pelo menos 87 veículos oficiais foram entregues nos últimos anos. Levantamento é do DS com dados das câmaras

17 janeiro 2021 - 05h00Por Matheus Cruz - de Suzano
As Câmaras Municipais das dez cidades do Alto Tietê contam, atualmente, com 73 veículos oficiais que são divididos entre os 160 vereadores eleitos e reeleitos na eleição de 2020. Com o direito do uso de um automóvel por vereador, 87 veículos oficiais foram entregues nos últimos anos e deixaram parlamentares sem esses carros. A iniciativa faz parte das ações de corte de gastos para o próximo biênio 2021-2022. A ideia é dar ainda menos despesas para os municípios.
 
Em Suzano, o presidente da Casa de Leis, - o vereador Leandrinho -, anunciou durante a entrevista concedida ao DS que vai devolver os dois últimos carros que são de uso exclusivo da secretaria e da parte administrativa da Câmara. Segundo ele, os veículos não estão tendo utilidade. “Acho que é importante que não tenhamos mais carros. A verdade é que o presidente precisa gerar economia para que o prefeito consiga investir”, disse na ocasião. 
 
Em Poá, o presidente da Câmara, junto aos demais vereadores, optou pela entrega de parte da frota à Prefeitura municipal. Atualmente, o Legislativo poaense dispõe de 15 veículos, sendo que 13 deles foram entregues nesta terça (12) para a prefeita Marcia Bin. Os outros dois veículos permanecerão na Casa de Leis e serão utilizados para funções administrativas. Com isso, espera-se que sejam economizados ao menos 50 mil reais ao ano em combustível, além da redução de gastos com manutenção e documentação.
 
Também atuando com dois veículos oficiais, a Câmara de Itaquá ainda não decidiu se irá realizar mais cortes ao que se refere aos carros oficiais. Com poucos dias desde a posse, a casa legislativa ainda estuda e debate como poderá economizar mais nesta legislatura. 
 
Há alguns anos a Câmara Municipal de Arujá aluga 15 veículos para compor a frota do Legislativo. A medida faz parte do plano de corte de gastos e apresenta resultados positivos, já que não são necessários gastos com documentação e manutenção. 
 
Em Salesópolis, apenas um veículo oficial está à disposição dos 11 vereadores. No local, o corte de benefício ocorreu em gestões anteriores. Entretanto, por conta da pandemia, o uso dos veículos já é reduzido consideravelmente. 
Também com 11 vereadores, a Câmara de Guararema possui atualmente quatro veículos. De acordo com a assessoria, assim como em outras Câmaras, o orçamento já é bem enxuto e o quadro de funcionários também é bem reduzido. 
 
Com 15 vereadores, em Santa Isabel a frota é de oito veículos, sendo que, um é usado pelo presidente da Câmara e os demais podem ser divididos entre os vereadores. 
 
Entre as cidades consultadas, apenas as Câmaras de Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos não devolveram carros à prefeitura e seguem com um veículo à disposição para cada vereador.

Deixe seu Comentário

Leia Também