sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Transporte

CPTM confirma compra de mais trens para Linha 11 a partir de 2022

Desde janeiro deste ano, a frota da Linha 11-Coral é composta somente por trens novos, provenientes do último lote

24 agosto 2019 - 23h52Por Isabelle Santini - de Suzano
A Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que o Governo do Estado deverá comprar novos trens que poderão atender também a Linha 11-Coral a partir de 2022, dependendo do planejamento e da necessidade operacional.
A Linha 11 é composta por trens novos desde janeiro deste ano, que são referentes ao último lote comprado pela CPTM e entregue a partir de 2016.
 
Desde janeiro deste ano, a frota da Linha 11-Coral é composta somente por trens novos, provenientes do último lote comprado pela CPTM e entregue a partir de 2016.  "Após essa renovação da frota, os moradores do Alto Tietê também foram beneficiados com o fim da transferência na Estação Guaianases. Desde abril, o serviço Expresso Leste-Mogi realiza viagens de Estudantes à Estação Luz durante todo o horário comercial", afirmou a companhia em nota.
 
Ainda de acordo com a CPTM, "as novas composições que estão na linha possuem ar condicionado, salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de possuírem todos os itens de acessibilidade (sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, espaço para cadeirantes, mapa com indicação luminosa das estações para deficientes auditivos e áudio para deficientes visuais). Também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria".
 
Passageiros
 
A população suzanense que utiliza a Linha 11-Coral que corresponde a Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) pede por nova frota de trens para atender aos usuários. 
 
De acordo com alegações, a frota atual não consegue suportar a quantidade de pessoas que utilizam os trens diariamente, principalmente em horários de pico.
 
A auxiliar de enfermagem, Érika de Araújo, afirma que utiliza diariamente a Linha 11 e afirma que novos trens ajudariam a diminuir a quantidade de pessoas nos vagões, principalmente em horários de pico, no qual o movimento é maior. 
"Ia ser maravilhoso Você paga a passagem e não consegue sentar, vai em pé a viagem inteira".
 
A doméstica Joana Soares conta que seria uma boa opção a chegada de novos trens para a Linha 11. Ela ainda afirma que não anda de trem com frequência, mas quando precisa sempre está cheio. "De manhã acho que é pior ainda. Seria muito bom se novos trens fossem destinados à essa linha, porque ela é muito cheia".
 
A doméstica Neide Nunes compartilha das mesmas opiniões de Joana e acrescenta: "minha filha precisa acordar mais cedo para ir ao trabalho para conseguir sentar. Essa linha é uma das mais cheias. Novos trens seriam uma boa opção para a diminuir o número de pessoas em um mesmo vagão".
 
A munícipe Regiane Olegário comenta que a chegada de novos trens ajudaria bastante os usuários que dependem deste tipo de transporte para se locomoverem. "Seria muito bom a chegada de novos trens.  De manhã é bem cheio e os intervalos, principalmente em finais de semana, são grandes".