sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Denúncia na Ouvidoria pede ajuda para manter árvore

Árvore fica localizada na Rua Campos Sales, em frente ao Complexo Mirambava

21 setembro 2021 - 15h18Por Matheus Cruz - de Suzano
Pássaros, árvores e contato com a natureza. É neste ambiente que o porteiro Doralino Vieira, 80, gosta de viver. Assim que chegou em Suzano, na década de 1990, ele ajudou a cuidar e manter viva uma árvore localizada na Rua Campos Sales, em frente ao Complexo Mirambava.
 
Contudo, hoje a árvore não floresce desde a primavera de 2020, e por estar completamente seca, Doralino suspeita que a árvore esteja doente ou até mesmo esteja com o solo contaminado.
“Eu cuido desta árvore desde a década de 1990. Hoje ela está seca, sem folhas e sem vida. É muito triste ver isso. Ela parece estar pedindo socorro e ninguém faz nada. É possível até que o solo esteja contaminado”, conta.
 
Em abril deste ano, o morador fez a denúncia sobre o problema na Ouvidoria geral da Prefeitura de Suzano para pedir acompanhamento de técnicos e agrônomos, mas a questão ainda não foi resolvida.
 
De acordo com a Controladoria Geral de Suzano, o pedido protocolado por Doralino recebeu resposta no dia 10 de maio.
 
Nela, o órgão informou que uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano se deslocou até o local e não encontrou a árvore descrita em frente à numeração fornecida.
 
Desta forma, foram solicitadas ao morador mais detalhes a respeito da localização da árvore para que uma nova vistoria seja realizada. 
 
Segundo a Controladoria, até o momento isso não ocorreu.
 
Cetesb
 
A respeito da possibilidade da contaminação do solo, em consulta com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), em nota, a companhia informou que em consulta ao cadastro de áreas contaminadas no Estado de São Paulo, não foi identificada qualquer área contaminada ou suspeita nas imediações do endereço onde a árvore está localizada.