sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
União

Desassoreamento do Taiaçupeba-Mirim é pauta de encontro entre Suzano e Ribeirão Pires

Reunião entre prefeitos Rodrigo Ashiuchi e Clovis Volpi também contou com a participação do deputado federal Marcio Alvino

02 março 2021 - 12h00Por de Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, se reuniu com o chefe do Executivo de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, nesta segunda-feira (1º) para tratar do trabalho de desassoreamento do rio Taiaçupeba-Mirim, além de ações conjuntos voltadas à preservação ambiental. O encontro ocorreu na sede do paço da cidade vizinha com participação do deputado federal Marcio Alvino.

Na oportunidade, Ashiuchi destacou seu pedido ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) quanto ao desassoreamento de toda a extensão do rio Taiaçupeba-Mirim, que corta o município ribeirão-pirense e que alimenta o reservatório de mesmo nome, em Suzano. “Importante lembrar que conquistamos junto ao governo do Estado a limpeza do trecho do rio na Estância Americana, bairro do distrito de Palmeiras, seguinte até Ribeirão Pires”, informou.

O órgão estadual agora busca recursos junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para realizar a licitação no ano que vem, com o objetivo de desassorear toda a extensão do Taiaçupeba-Mirim. “Por isso, estamos conversando também com os deputados estadual André do Prado e hoje aqui com o federal Marcio Alvino, para que continuem acompanhando o caso e nos auxiliando, como já estão fazendo”, declarou.

Além disso, os prefeitos e o parlamentar discutiram trabalhos voltados ao Meio Ambiente e sobre a compensação financeira aos municípios afetados pela Lei Estadual de Proteção aos Mananciais – os royalties da água. “Estamos à frente do projeto pelo Condemat (Consórcio do Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). É importante esse apoio regional, inclusive das cidades do Grande ABC, para continuarmos com essa importante pauta em discussão”, frisou.

Para o deputado federal, a união das cidades é ato importante para o desenvolvimento regional. “Mesmo em regiões distintas, com Suzano no Alto Tietê e Ribeirão Pires no Grande ABC, os municípios fazem limites e ainda tem um rio que os corta em comum, que é o Taiaçupeba-Mirim. Por isso, reforço esse trabalho em conjunto para o desenvolvimento das cidades. Desta forma, as famílias suzanenses e ribeirão-pirenses só têm a ganha”, concluiu.