Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 04 de dezembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/12/2020
ERICA ROMÃO
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades 02 - Dezembro
GOLDSTAR
GOLDSTAR
Reisinger Ferreira

Descentralizar esporte e cultura é proposta de candidatos a prefeito

Regiões Norte e Sul, além das periféricas como um todo, aparecem como locais que necessitam destes equipamentos

Por Daniel Marques - de Suzano22 OUT 2020 - 21h18
Cultura, ao lado do Esporte, é uma área que consta no Plano de Governo dos candidatos a prefeito de SuzanoFoto: Regiane Bento/Divulgação
Descentralizar o acesso à cultura e ao esporte com a construção de novos equipamentos em outras regiões da cidade são algumas das propostas dos candidatos a prefeito de Suzano nas eleições deste ano, que ocorrem no mês que vem.
 
Novas quadras, pistas de skate e novos centros esportivos estão entre as prioridades da maioria dos candidatos a prefeito da cidade. Regiões Norte e Sul, além das periféricas como um todo, aparecem como locais que necessitam destes equipamentos.
 
Derli
 
O candidato Vanderli Ferreira Dourado (PT), o Derli Dourado, por exemplo, estuda construir pistas de skate nos bairros periféricos da cidade. Ele também quer priorizar modalidades esportivas voltadas aos idosos e pessoas com deficiência na cidade. 
 
Além disso, Derli estima implantar um programa de fomento à cultura do Município e criar circuitos esportivos, como ciclismo, atletismo, futebol e demais modalidades, incentivando a participação de todos os públicos.
 
Valorizar a cultura e os artistas locais, criar cargos e realizar concurso público para os profissionais da cultura, além de fomentar a cultura nos espaços públicos da cidade são outras propostas contidas no plano de governo de Derli Dourado.
 
Israel Lacerda
 
Já o candidato Israel Lacerda (PSL), caso seja eleito, deseja criar a Liga Municipal de Futebol Society e construir um complexo de quadras societys para o Futebol de 7. Também quer criar centros regionais de treinamento físico, com profissionais credenciados.
 
O candidato do PSL também planeja criar o Centro Desportivo e Cultural (CDC) e realizar o Fórum de Cultura, para a discussão de novas ideias. Voltar com o Desfile das Escolas de Samba é outra proposta de Lacerda.
 
Implantar uma biblioteca e a gibiteca itinerante nos fins de semana do município e aprimorar e modernizar os pontos de cultura da cidade também são ideias do plano de governo de Lacerda.
 
Jorginho Romanos
 
Se eleito, o candidato Jorge Romanos Junior (DEM), o Jorginho Romanos, pretende criar novos espaços de cultura, além de preservar e equipar os já existentes. O candidato quer priorizar a prática de esportes e resgatar o título de referência esportiva da cidade.
 
Além disso, Jorginho propõe apoiar e incentivar os atletas da cidade, valorizando o esporte amador e de base e buscar parcerias e patrocínios da iniciativa privada. Criar torneios interescolares, intermunicipais e interestaduais em parceria com as secretarias de Educação, Cultura e Saúde é outra ideia do candidato do DEM.
 
Tornar a Arena Suzano autossustentável; reabrir e propor “Escolas de Cultura”; Investir em centros culturais e teatrais, bem como espaços públicos abertos para manifestações artísticas; e desenvolver as escolinhas de diversas modalidades esportivas, tanto de esportes coletivos, como de esportes individuais, são outras propostas de Jorginho.
 
Lisandro Frederico
 
O candidato Lisandro Frederico (Avante) planeja construir centros esportivos nas regiões Norte e Sul, além de ampliar a oferta de atividades esportivas, incluindo artes marciais, skate, ciclismo, corrida de rua, tudo gratuito em parceria com entidades.
 
Outra proposta é a de valorizar e fortalecer o esporte amador e de base. Lisandro também quer criar uma incubadora e geradora de ações, produtos e bens culturais, para formação empreendedora, capacitação e fomento da cadeia da indústria criativa.
 
Além disso, o candidato do Avante deseja implantar as Olimpíadas Municipais entre as escolas da cidade, para incentivar a prática esportiva desde a educação infantil. Diz também que vai fiscalizar contratos firmados com entidades esportivas, a fim de garantir o estrito cumprimento das cláusulas e público atendido.
 
Professor Rodrigo Assis
 
Rodrigo Fernando Assis dos Santos (PCdoB), o Professor Rodrigo Assis, quer transformar a Biblioteca Municipal em uma “verdadeira” Casa de Cultura, que funcione como complexo de atividades. Propõe também a criação de jogos municipais que reúnam as escolas da cidade.
 
O candidato também propõe a abertura de editais para o apoio aos clubes da região, com paridade de financiamento entre esportes masculinos e femininos e o incentivo ao esporte de base, utilizando os espaços escolares e a integração com as comunidades.
 
O candidato pede mais atenção especial para a inclusão de deficientes físicos e mentais, com políticas de incentivo e visando a formação de paratletas.
 
Rodrigo Ashiuchi
 
O candidato à reeleição, Rodrigo Ashiuchi (PL) deseja construir o Centro Esportivo de Palmeiras e concluir o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do Jardim Santa Inês. Quer também ampliar a instalação de academias ao ar livre e promover o uso consciente e também a manutenção das já implantadas.
 
O Parque Cultural e Esportivo no distrito de Palmeiras é outra ideia de Ashiuchi. Ele também propõe a criação do Centro de Eventos de Suzano, da Escola de Formação Técnica em Artes, de uma Casa de Cultura do Miguel Badra e de outra, no Jardim São José.
 
Realizar campeonatos internos de várias modalidades, possibilitando a descoberta de potenciais atletas; criar ações específicas de esporte e lazer para a terceira idade e pessoas com deficiência; e a reestruturação do Fundo do Esporte e da Lei Municipal de Fomento ao Esporte são outras ideias de Ashiuchi.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias