quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Dia do Trabalho: sindicatos veem situação preocupante na região

Líderes das categorias dizem que não há motivo para comemorar a data

30 abril 2020 - 22h30Por Carolina Rocha - de Suzano
Sem a possibilidade de realizar comemorações e festas em prol do dia do trabalhador, celebrado neste 1º de maio, sindicalistas enxergam com preocupação o momento vivido pelos trabalhadores da região devido a pandemia do novo coronavírus. Os líderes das categorias dizem que não há motivo para comemorar a data.
 
Para Pedro Benites, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano, o cenário atual pede outra postura por parte dos sindicatos e trabalhadores. "Já faz muito tempo que a gente não utiliza o termo comemorar. Principalmente depois que o governo retirou benefícios e garantias do trabalhador na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)", diz.
 
Benites explica que após a supressão dessas garantias e outras medidas realizadas pelo governo, as festas em comemoração a data acontecem, mas que o dia não é de comemoração e sim de reflexão. De acordo com ele, essa mudança deve ser expandida para todos os trabalhadores, isso porque os reflexos da pandemia vão atingir diversos setores e categorias.
 
"A reflexão esse ano tem que ser diferente. Isso porque devido a essa pandemia, muitos trabalhadores vão perder o emprego. O número de desempregados no Brasil vai aumentar em 1,5 milhão esse ano. E aqueles que continuarem trabalhando vão ter redução do salário, redução de jornada e suspensão do contrato de trabalho", lembra.
 
Cláudio Aparecido dos Santos, o Ted, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Suzano, reitera que não há motivos para comemorar a data. "Com esse desgoverno que nós vemos, com esse presidente da república que quer tirar todos os nossos direitos, não tem como comemorar o dia do trabalhador", diz.
 
Ted também fala sobre a preocupação com os trabalhadores na linha de frente no combate ao coronavírus. "Temos vários trabalhadores nossos se infectando. É difícil, é complicado para a gente fazer um ato de festa nesse dia", conclui.
 
1º de maio online
 
A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP) montou uma programação online para a semana do dia do trabalhador. Desde o dia 27, a entidade mantém uma série de transmissões ao vivo, em entrevistas com lideranças sindicais e intervenções artísticas, como lives musicais, para celebrar a luta dos trabalhadores. A ação vai até o dia 1º de maio, com o ato "Saúde, Emprego, Renda: um novo mundo é possível com solidariedade".
 
Para verificar a programação, basta entrar no site da organização (sp.cut.org.br).