Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sábado 26 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo
ÚNICCO POÁ
PMMC COVID SAÚDE

Doação de peruca proporciona confiança a mulheres com câncer

24 DEZ 2015 - 07h01

A doação de perucas para mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer é uma forma para que essas pacientes superem a doença de forma mais confiante. Esse é o caso da fisioterapeuta, Zenilda Morais de Andrade, de 45 anos, paciente contra o câncer de mama no Centro Oncológico de Mogi das Cruzes. Moradora de Ferraz de Vasconcelos, Zenilda recebeu ontem, em Suzano, a doação de uma peruca feita com o cabelo das doadoras Irene Moura dos Santos, de 47 anos, e Marisa Miranda Collacio, de 53 anos.

A doação foi proporcionada pelo salão de beleza situado na Rua Campos Salles, 548. A fisioterapeuta contou que está enfrentando o tratamento contra o câncer de mama pela segunda vez. "Eu tive câncer, há cinco anos, na mama direita. Agora veio para a mama esquerda. Durante o primeiro tratamento eu usei apenas lenços na cabeça. Essa é a primeira vez que vou usar uma peruca", explicou. Zenilda pontuou que acredita que a doação vai lhe dar mais confiança. "Mais autoestima, é o que imagino. Dessa vez enfrentar o tratamento vai ser diferente", pontuou.

A paciente contou ainda, que outras mulheres que realizam o tratamento sonham em receber a doação de cabelo. "Muitas têm vontade mais não tem dinheiro. Uma peruca é cara. Com esse tipo de ação as mulheres têm oportunidade de conseguir a peruca", contou Zenilda, que já estava com seus novos cabelos castanhos na altura do ombro.

As doadoras contaram que não tiveram pena de cortar os longos cabelos. "Eu cortei pra doar. Para mim foi bem tranquilo", explicou Irene Moura dos Santos, de 47 anos. Já Marisa Miranda Collacio, de 53 anos, cortou o cabelo para mudar o visual. "Foi o salão que me perguntou se eu não queria doar", comentou.

O salão de beleza tem pareceria com o Lions Clube Itapeti, que realiza a ação "Sanção Solidária", para conseguir doações de cabelo. Junto com, também, a pareceria com o Centro Oncológico de Mogi, o salão tem realizado as doações. "Nós sugerimos a nossas clientes e o Centro nos indica. É bom divulgar sempre essas ações para que as mulheres não joguem mais seus cabelos fora", comentou a proprietária do salão, Dalva Cecília da Silva, de 53 anos.

Também proprietário do estabelecimento, Hermes Oliveira, de 60 anos, contou que há outras formas de pacientes com câncer ter uma peruca. "Fazemos uma ação que é basicamente, chamar as pacientes que estão iniciando o tratamento e ainda possuem cabelo, para cortar. Fazemos a peruca para ela e assim, ela não vai precisar mudar de visual", contou. Oliveira pontuou ainda que o salão não cobra para fazer os cortes dos clientes que querem doar o cabelo. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3427-3284.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias