Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 30 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/09/2020
Pmmc Sarampo
SOUZA ARAUJO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ

DS inicia nova etapa com estreia do formato berliner a partir de hoje

03 JUL 2016 - 08h00

O jornal Diário de Suzano inicia hoje uma nova fase com novo formato. Passa a ser berliner - um meio termo entre o tablóide e o standard. É, sem dúvida, a maior mudança dos 54 anos de existência do impresso (O jornal comemora 55 anos no dia 3 de setembro). A ousadia se dá pela mentalidade moderna que pauta a empresa. O conteúdo não só será mantido como ampliado.

Ao longo de mais de meio século de existência, o DS seguiu tendências de modernidade, de novas tecnologias e soube respeitar as mudanças de hábitos de seus leitores, sobretudo, por causa do surgimento da internet. Em quase meio século surgiram leitores com outros perfis e exigências que levaram o jornal a aprimorar suas edições diárias.

O formato berliner, lançado hoje, vai facilitar a leitura e, em razão de sua linguagem rápida, combina agilidade e conforto. "É uma tendência mundial de jornais da Europa, como Inglaterra, França e Espanha, por exemplo", aponta o diretor-presidente do DS, jornalista Octavio Thadeu de Moraes. "Temos uma mentalidade moderna. Buscamos melhor se adaptar perante novas exigências do público e mercado, tecnologias e inovações".

O novo formato atende também às novas perspectivas de mercado e busca, sobretudo, maior facilidade de leitura e agregará conceito de modernidade para fortalecer a marca de parceiros, colaboradores e anunciantes que estarão mantendo a parceria com o DS.

O berliner facilita a condução da leitura e o transporte. Essa mudança não se restringe ao tamanho, mas ao fato de agregar mais imagens e textos curtos.

O editor-chefe do DS, Edgar Leite, disse que o novo formato é mais compacto e mais prático. "Facilita a mobilidade. O jornal passa a ter mais conteúdo. O berliner é o jornal do futuro", disse.

Esta tendência do modelo menor tem sido seguida por diversos jornais ao redor do mundo e no País.

Jornais têm colocado nas bancas uma versão em formato berliner, seguindo o mesmo modelo adotado com sucesso pelo jornal londrino The Times, que conseguiu melhorar sua venda avulsa sem perder prestígio com os assinantes.

Também adotam o berliner os jornais The Guardian, no Reino Unido; Le Monde, na França; La Vanguardia, na Espanha; e o La Repubblica, na Itália. No Brasil, além do tradicional JB, usam este formato a Tribuna do Brasil, de Belo Horizonte, o brasiliense Aqui, o Jornal de Santa Catarina e o Diário Catarinense, sem falar do tablóide Zero Hora, de Porto Alegre, um caso de sucesso há pelo menos 44 anos.

O designer gráfico, Rafael Gonzales, o Homer, foi o responsável pela adaptação do formato standard para berliner. Ele disse que a mudança de formato traz uma tendência que há algum tempo é usada pelos jornais de muitos lugares, principalmente os europeus, trazendo para o leitor uma agilidade maior na leitura e um facil manuseio das paginas.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias