quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Meio Ambiente

Ecoponto do Boa Vista recebe média de 4 mil pneus por mês

Local é referência para o descarte adequado deste material

18 maio 2021 - 11h00Por de Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, visitou no último final de semana o ecoponto Boa Vista. O local, que é referência para o descarte adequado de pneus, chega a receber quatro mil unidades por mês e passa por serviços de readequação estrutural. Em 2018, o trabalho desempenhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi reconhecido pelo Recilanip, programa de logística reversa da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

Durante a visita de trabalho, acompanhada pelo chefe da pasta, André Chiang, e pelo secretário municipal de Governo, Alex Santos, Ashiuchi pôde conferir de perto os serviços no local, bem como o atendimento ao público que agora acontece de segunda-feira a sábado, exceto em feriados. “Estamos trabalhando para aprimorar o acesso ao serviço, sendo que o local já recebe a média mensal de quatro mil pneus. Isso significa mais cuidado com o meio ambiente e com a saúde da população, porque sabemos que pneu velho esquecido no quintal é sinônimo de criadouro para o Aedes aegypti, o mosquito que transmite doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus”, comentou o prefeito.

Na unidade, localizada no número 553 da rua Vitor Miguelino, o material é abrigado de maneira adequada e também tem a destinação correta para o seu reaproveitamento. “O ecoponto Boa Vista desempenha um papel fundamental no município, uma vez que é a principal opção para todos os munícipes que precisam se desfazer de pneus. O reflexo é uma cidade mais limpa, com a redução de pontos de descarte irregular e de episódios de queima de pneus no município”, reforçou Chiang.

A expectativa agora é de que o local passe a receber também outros tipos de materiais em breve, como resíduos da construção civil e outros itens, a partir dos serviços de readequação estrutural do espaço. O local passa por reformas, inclusive com a construção de rampas para facilitar o acesso de carrinhos de mão para o transporte de resíduos. A previsão é de que o trabalho completo se encerre ainda neste ano.   

Além do ecoponto Boa Vista, Suzano ainda conta com o Ecoponto Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186 – Parque Maria Helena), voltado ao recebimento de entulhos de construção (tábuas, tijolos, telhas, tubulações e piso), móveis e equipamentos domésticos (colchões, cadeiras, armários, geladeiras, televisão e computador), resíduos de poda e jardinagem, recicláveis (papel, plástico, vidro, metal e isopor), óleo de cozinha, pilhas e baterias, latas de tinta vazia.

E o Ecoponto Marginal do Una (Rua Afonso Nícola Redondo, s/n –  Vila Figueira), também destinado a resíduos da construção civil e materiais recicláveis. O atendimento em todas as unidades é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 8 às 12 horas, exceto feriados. 

Deixe seu Comentário

Leia Também