quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Ensino infantil

Educação de Suzano encerra inscrições antecipadas para 2022 neste domingo

Procedimento é voltado aos pais e responsáveis de crianças de 0 a 5 anos de idade

26 setembro 2021 - 12h12Por de Suzano

O prazo de inscrições antecipadas para a Educação Infantil na rede municipal de ensino se encerra neste domingo (26). O procedimento é voltado aos pais e responsáveis de crianças de zero a cinco anos de idade que têm a intenção de matricular o filho na escola em 2022. Para tanto, os interessados devem fazer essa inscrição antecipada na plataforma on-line sme.suzano.sp.gov.br. A etapa não assegura a matrícula definitiva do aluno, mas visa identificar a demanda de novos alunos ingressantes.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, explicou que o processo auxilia as equipes da pasta no planejamento do ano letivo. “Todo início de ano temos uma força-tarefa, que é o planejamento da Educação suzanense. Com as crianças do ensino infantil esse trabalho é ainda mais minucioso, uma vez que grande parte desses alunos estarão frequentando a escola pela primeira vez. Então nos preparamos para oferecer toda estrutura necessária, pensando nas salas e em toda questão pedagógica”, afirmou.      

Até o momento, a secretaria já recebeu mais de duas mil inscrições para o ano que vem, o que garante uma base mais próxima da realidade esperada para o período letivo. “Quanto mais pessoas atingirmos nessa primeira etapa, que é inscrição antecipada, mais fácil será na hora da matrícula de fato. Estaremos preparados para acolher essa demanda e assegurar ainda mais qualidade no ensino”, disse. 

As inscrições ocorrem por meio da plataforma on-line sme.suzano.sp.gov.br. Para realizar a inscrição, basta o pai ou responsável acessar o link mencionado e selecionar o ícone referente ao serviço, para em seguida iniciar o processo fornecendo todos os documentos necessários no formato PDF ou imagem (.jpeg). Entre os itens obrigatórios a serem anexados estão o RG e/ou Certidão de Nascimento da criança inscrita e o comprovante de residência recente no nome dos pais ou responsável legal. 

Também é necessário apresentar um comprovante de trabalho da mãe ou, havendo, do único responsável pela criança. No caso de autônomo, um documento de próprio punho informando a renda poderá ser encaminhado. O objetivo nesta etapa é garantir a análise conforme critérios de prioridade.

O processo assegura pontuações específicas, a fim de contemplar as crianças que apresentam maior grau de vulnerabilidade no município, constituindo assim uma política social de mais inclusão e igualdade. Todos os critérios estarão disponíveis para consulta na própria plataforma on-line, sendo considerados prioritários os alunos integrantes de famílias acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e/ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou beneficiárias de programas sociais, por exemplo.

A previsão é de que em breve a pasta também inicie processo semelhante para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).