quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Educação participa de encontro virtual do governo do Estado

Diálogo foi focado no projeto suzanense que fortalece o acolhimento psicopedagógico na rede municipal de ensino

24 setembro 2021 - 16h20Por de Suzano

O secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini, participou na última semana de um encontro virtual promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional. Na ocasião, ele compartilhou com o público o projeto “Prevenir a Violência Escolar”, que garantiu ao município o prêmio estadual de Práticas Inovadoras em agosto.

A transmissão foi apresentada pelo coordenador do Programa Parcerias Municipais, Renan Bastianon, e pela gerente de projetos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Rosane Ribeiro. Bassini foi um dos convidados e contou em detalhes sobre a implementação e o funcionamento da iniciativa, que atua na identificação de alunos do ensino fundamental em situação de vulnerabilidade, com acompanhamento familiar e interdisciplinar.

“O trabalho foi pensado para que possamos agir antes que as consequências da violência aconteçam de fato, observando a fundo as causas. Isso porque a violência tem origens profundas, e não se esgota em uma ação física ou unicamente com a implementação de equipamentos de segurança. Ao invés disso, pensamos diretamente nas crianças e em suas famílias”, explicou o titular da pasta suzanense.

A medida teve início em 2019, quando a Educação municipal, com o apoio do Instituto Cultiva, realizou a formação continuada de diretores e coordenadores pedagógicos no combate ao desequilíbrio escolar. A partir de então, esses servidores, chamados articuladores comunitários, se tornaram aptos a identificar crianças vulneráveis ou sob risco de se progredir para esta condição.

Este trabalho é feito por meio de um olhar atento às manifestações incomuns apresentadas pelos alunos, como mudança brusca no desempenho escolar, alterações no comportamento, agressividade, marcas de violência, entre outros sinais. A partir do diagnóstico, são realizadas visitas aos domicílios destes estudantes, para dialogar com as famílias e entender as origens dos problemas.

“A violência não está restrita ao ambiente escolar, portanto é preciso um trabalho intersetorial intenso. Depois de estabelecermos esta concepção de trabalho, alinhamos as possibilidades de atuação com diversas secretarias e órgãos públicos, para oferecer um acompanhamento adequado a cada caso, seja ele de teor pedagógico, de saúde, de assistência social, entre outros. É uma ação que mobiliza vários segmentos em prol da atenção às nossas crianças”, reforçou Bassini.

Em sua premiação “Cases Inovadores”, do programa Parcerias Municipais, que envolveu 723 projetos de 224 municípios, o governo do Estado reconheceu a iniciativa da Prefeitura de Suzano como uma das oito maiores ações transformadoras implantadas em áreas prioritárias. O grande destaque se deu por causa da transversalidade da ação, que envolve não apenas a Educação, mas diversas outras secretarias em seu acolhimento.

Em Suzano, cada uma das 64 unidades municipais de ensino participantes tem ao menos um articulador comunitário. Desde que foi implementado, o projeto “Prevenir a Violência Escolar” já atendeu mais de mil alunos por todas as comunidades. Destes, 300 foram identificados como casos severos e passaram por acompanhamento interdisciplinar, sendo que cem já obtiveram melhora substantiva em sua situação ou foram encaminhados para tratativas junto à esfera estadual. Atualmente, 200 crianças seguem sendo acompanhadas pelos profissionais.

As autoridades estaduais destacaram o papel importante da iniciativa na prevenção à violência no ambiente escolar e comentaram sobre como outras cidades podem replicar ou se inspirar no projeto. Por fim, a live ainda abordou os meios pelos quais as cidades podem ter acesso aos programas do governo, de forma a reforçar a relação Estado-municípios e fortalecer o desenvolvimento de São Paulo.

O secretário de Educação de Suzano destacou que ainda existem muitos desafios a serem resolvidos para otimizar ainda mais a atuação dos profissionais nas comunidades, mas enfatizou como as ações já têm alcançado resultados extremamente positivos, transformado a vida de muitas famílias e contribuindo para a segurança e o aprendizado de todas as crianças suzanenses.