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Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
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Rede municipal

Educadores de Suzano vão participar de curso sobre mediação de conflitos em ambiente escolar

Capacitação envolverá mais de 900 profissionais e será oferecida por meio de parceria entre a Prefeitura de Suzano e o Instituto Cultiva

03 julho 2020 - 08h58Por De Suzano

Mais de 900 profissionais da rede municipal de ensino receberão a partir deste mês um curso especial sobre mediação de conflitos em ambiente escolar. A capacitação à distância destinada a profissionais de 33 unidades é oferecida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Suzano e o Instituto Cultiva. 

Na última segunda-feira (30/06), o chefe da pasta, Leandro Bassini, e representantes da entidade realizaram uma videoconferência para tratar do projeto “Prevenção à Violência Escolar: Implantação das Comunidades Educadoras”,

iniciado em julho de 2019, e da iniciativa de qualificação. A reunião virtual também contou com a participação de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e funcionários. 

O curso tratará, a partir do próximo dia 7 (terça-feira), da violência no ambiente das escolas no contexto contemporâneo e de como mediar conflitos. Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi escolhida a plataforma de ensino à distância (EAD) para manter as medidas de distanciamento social. 

No total, serão três módulos: “Conceitos e relaçõesinterpessoais”, “Histórico da mediação de conflitos e marcos legais” e “Estratégias para a construção de uma cultura de paz”. O curso terá duração de 30 horas. O primeiro módulo deve ser encerrado no dia 21 de agosto. Está previsto um segundo curso com o tema “Educação sócio-emocional”, com início previsto para 31 de agosto e a conclusão para a primeira quinzena de outubro.

O secretário, que participou dos encontros iniciais com educadores para o início da capacitação, afirmou que esse tipo de formação é fundamental. “A segurança e a boa convivência não são conquistadas por meio apenas da implantação da infraestrutura, mas também pelo entendimento de toda a comunidade escolar sobre suas necessidades e diferenças”, afirmou Bassini.