sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Segurança

Escolas de Suzano receberão alarmes de pânico e câmeras

Sistemas serão diretamente ligados com a nova central de monitoramento da cidade

21 março 2019 - 00h04Por Dennis Maciel - Suzano
As escolas municipais de Suzano receberão alarmes ou botão de pânico para reforçar a segurança. O alarme emitirá um sinal instantâneo para a nova central de monitoramento da cidade, prevista para ser inaugurada ainda no próximo mês. O projeto foi anunciado uma semana após o atentado na Escola Raul Brasil, que resultou na morte de dez pessoas.
 
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), compareceu ao ato ecumênico em homenagem às vítimas do massacre em Suzano, na última quarta-feira. Durante uma entrevista, o prefeito garantiu que reforçará a segurança nas escolas municipais através da instalação de novos alarmes de pânico integrados com a central de monitoramento da cidade.
 
"Para reforçar a segurança estamos acelerando o processo de instalação de alarmes nas escolas municipais e sistemas de pânico que serão ligados diretamente à nossa nova central de monitoramento. A central será entregue até o final de abril. Estamos revendo o setor de segurança nas escolas e precisamos criar uma maior interação entre as pessoas", afirma.
 
O prefeito informou que ainda na semana que vem, vai visitar o ministro da Educação para discutir novos métodos de segurança, incluindo estratégias para a identificação de possíveis terroristas. 
Segundo ele, o problema não é apenas à segurança nas escolas, pois os pais precisam monitorar o que os seus filhos fazem no computador e prestar apoio a essas crianças. 
 
Ashiuchi explica que as famílias devem ficar mais próximas de seus filhos. 
Segundo ele, a Prefeitura está preparando os funcionários e professores a identificar casos de bullying para evitar novas tragédias.
 
"Estamos em um processo de reconstrução e demos início às aulas na rede municipal. Estamos respeitando o tempo dos alunos. Não se trata de apenas de reestruturar o colégio com obras e novos equipamentos, o enfoque real é na reconstrução humana, da alma e alto estima dos alunos e funcionários", afirma.
 
"Nossas equipes de psicólogos já visitaram algumas vitimas, professores e os familiares envolvidos no caso da Escola Raul Brasil. O atendimento psicológico é oferecido no CAPS da melhor maneira possível. 
A educação emocional está em pauta, queremos atender a todos. Nosso objetivo é reforçar a segurança e trabalhar de maneira preventiva para evitar novos casos como este", finaliza. 
 
Mais medidas
 
Além disso, haverá um estudo para contratação de segurança privada presencial noturna com apoio das Associações de Pais e Mestres (APMs) e um ciclo de palestras oferecido aos profissionais das escolas, alunos e familiares sobre bullying e depressão. Já a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos pretende desenvolver uma lei que concederia aos servidores municipais dispensa de meio período em dias em que tenham reuniões de pais e professores – esta mesma lei será indicada ao governo federal.
Medida emergencial
 
A Secretaria Municipal de Administração iniciou a convocação dos candidatos habilitados no concurso público da Educação para a função de agente de segurança escolar. A princípio, foram chamados 20 classificados, que devem comparecer ao Departamento de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Suzano (rua Baruel, 501, sala 209 – Centro) no período de 21, 22 e 25 de março (quinta, sexta e segunda-feira), das 8 às 16 horas.
 
No local, irão tomar ciência sobre os documentos exigidos para poderem assumir o cargo. Quem não comparecer neste prazo perderá o direito de contratação.