Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 01 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/10/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ
SOUZA ARAUJO

Escolas implantam acordo ortográfico com material didático atualizado

07 FEV 2016 - 07h01

Firmado em 1990 com Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, a reforma foi sancionada no Brasil em 2008 e implantada nas escolas de Suzano sem obrigatoriedade no ano seguinte.

A previsão era que as regras fossem cobradas oficialmente a partir de janeiro de 2013, o governo federal adiou a iniciativa, que passou a vigorar no primeiro dia deste ano.

Hoje, praticamente adaptadas ao acordo ortográfico, as unidades das redes municipais e estaduais de Suzano detalham como funcionou o processo. Atualmente, o município atende mais de 80 mil estudantes nas duas redes de ensino.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, todas as escolas da rede municipal começaram a implantar o novo acordo ortográfico desde que ele foi anunciado, sendo que o material didático tem sido atualizado desde 2014. "Cada escola e equipe docente programa as regras de acordo com o Plano de Trabalho e Projeto Pedagógico da unidade. A transição ocorre dentro da normalidade", explica a pasta.

Ainda segundo a secretaria, os alunos do 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sentem maior dificuldade, mas intervenções individuais e coletivas, além de um trabalho pautado no contexto social contemporâneo são aplicados para minimizar os impactos causados pela mudança. A estimativa, para este ano, é que sejam matriculados no Ensino Fundamental 11.576 alunos e de 272 no EJA.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, a Diretoria de Ensino suzanense incentiva a consulta e a abertura aos questionamentos, além do reforço com exercícios para ajudar os alunos a compreenderem as mudanças. "Os alunos que estavam alfabetizados e passaram pela mudança ortográfica compuseram o grupo que mais apresentou dificuldade na época. Desde 2009, todos os alunos que iniciam a alfabetização na rede estadual, já aprendem a ortografia atualizada", completa.

Nas unidades particulares o processo também aconteceu de forma natural. A coordenadora Fátima Cristina de Sousa, do Colégio Cetés, frisa que a unidade possui material didático atualizado desde 2009 e aos poucos implantou as novas regras. "O material foi adaptado e as crianças conheceram as mudanças quando não havia a obrigatoriedade. Agora que é obrigatório analisaremos as dificuldades. Para minimizar os obstáculos, os professores passaram por uma capacitação", detalha.

Os colégios Unisuz e Lumbini também contam com material didático atualizado. Na primeira instituição é utilizado o Sistema Etapa de ensino e na segunda, o Anglo. Segundo a administração de ambas as unidades, os professores já trabalham as regras desde antes da obrigatoriedade.

REGRAS

O acordo ortográfico é uma norma que tem por objetivo unificar as regras do português escrito em todos os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial. Entre as principais mudanças, está a ampliação do alfabeto oficial para 26 letras, com o acréscimo do k, w e y. As letras já são usadas em várias palavras do idioma, como nomes indígenas e abreviações de medidas, mas estavam fora do vocábulo oficial.

A grafia correta das palavras conforme as regras do acordo podem ser consultadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), disponível no site da Academia Brasileira de Letras (ABL) e por meio de aplicativo para smartphones e tablets, que pode ser baixado em dispositivos Android, pelo Google Play e em dispositivos da Apple, pela App Store (veja algumas mudanças no quadro).

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias