Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 30 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/10/2020
Pms Coronavírus - Fase Verde
PMMC OUT ROSA
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC MULTI 2020
Reisinger Ferreira

Fiscalização flagra utilização de dados falsos durante prova de 3 autoescolas

20 NOV 2015 - 07h01

Equipes da Auditoria Interna e da Diretoria de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) realizaram, na manhã de ontem, fiscalização no local de exame prático de direção veicular em Suzano. Os fiscais e a equipe da auditoria interna flagraram inserção de dados falsos no sistema de três autoescolas, nas quais havia aulas práticas em aberto que não estavam sendo efetivamente realizadas, uma vez que os veículos estavam sendo utilizados na prova prática.

Foram feitas vistorias em 35 veículos, que resultaram no recolhimento de 13 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e no registro de 20 autuações por infrações diversas.

Os responsáveis pelos três Centros de Formação de Condutores (CFCs) foram conduzidos à delegacia central de Suzano, onde foram registrados Boletins de Ocorrência (B.O.). Além de responder criminalmente por inserção de dados falsos em sistema público, conforme prevê o Código Penal, com pena de 2 a 12 anos de prisão, eles responderão também a processos administrativos junto ao Detran.SP e estão sujeitos a punições como suspensão por 60 dias e até descredenciamento. Conforme garante a Constituição Federal, todas autoescolas terão direito à ampla defesa e poderão informar a sua versão dos fatos antes da conclusão do processo.

Cabe ressaltar que o Detran.SP realiza regular e periodicamente diligências e fiscalizações em parceiros como CFCs médicos e psicólogos credenciados e nos locais de exames a fim coibir eventuais fraudes e irregularidades no processo de habilitação. Diversos estabelecimentos e profissionais já foram descredenciados nos últimos anos. Somente neste ano, já foram realizadas mais de 1,4 mil fiscalizações em todo o Estado, o que representa um aumento de 55% em relação às quase 900 diligências realizadas em 2014.

O departamento estadual recomenda que o candidato pesquise antes de escolher a autoescola, peça referências a conhecidos e verifique se o estabelecimento é credenciado e está regular. A consulta pode ser feita no portal www.detran.sp.gov.br na área "Parceiros". Além disso, antes de fechar o negócio e firmar um acordo comercial, é preciso ler com muita atenção o contrato. Nele devem constar todos os serviços a serem executados e quais serão os custos.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias