sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Fotógrafa do Diário de Suzano é uma das ganhadoras de concurso nacional

Regiane Bento fez a imagem, em Suzano, na Avenida Antônio Marques Figueira no dia 16 de setembro de 2021

13 janeiro 2022 - 22h30Por Edgar Leite - de Suzano
A fotógrafa do Diário de Suzano, Regiane Bento, será uma das premiadas no 3º Concurso Nacional de Fotografia Cidadania em Foco, lançado pela Controladoria-Geral da União (CGU). A coordenação do concurso é da Ouvidoria-Geral da União (OGU), com o apoio da Rede Nacional de Ouvidorias.
 
A foto "Os pés que carregam o mundo" ficou em terceiro lugar na competição nacional na categoria "Xi...errou o foco!" - que contempla fotografias que mostram situações de alerta social e servem para cobrar das autoridades melhorias dos serviços e políticas públicas. 
 
Regiane Bento fez a imagem, em Suzano, na Avenida Antônio Marques Figueira no dia 16 de setembro de 2021. É de um morador em situação de rua, que estava dormindo. "O corpo todo coberto. Sós os pés estavam para fora", disse Regiane. Ela lembrou que passava pela avenida, após uma pauta do jornal, e viu a cena. "Cheguei a passar por ele. Mas voltei e tirei a foto. Foi uma forma de mostrar que essas pessoas precisam de ajuda". 
 
Regiane afirmou que não esperava ganhar por ser uma disputa nacional, mas ficou muito feliz com o resultado. "A fotografia é uma forma de ajudar as pessoas e também de alertar o poder público para os problemas sociais. Uma cena assim acaba constrangendo muita gente", disse. Ela explicou o título da foto. "Qual o peso que a pessoa carregou ao longo da vida? Por isso 'Os pés que carregam o mundo'".
 
Uma curiosidade. Regiane afirmou que o cobertor que o morador em situação de rua usava coincidentemente era igual ao que tinha quando criança. "Fiquei sensibilizada. Uma imagem que leva as pessoas a se questionarem".
 
Premição
 
Foram premiadas as três melhores fotografias em duas categorias. Os vencedores recebem troféu e certificado de reconhecimento. 
 
A cerimônia de premiação será realizada em evento por ocasião da comemoração do Dia Internacional Contra a Corrupção. 
 
Os gastos com envio da premiação serão custeados pela Controladoria-Geral da União.
 
Trajetória
 
Formada em Marketing, Pós-graduada em RH, Regiane Bento trabalha com fotografia desde 2015. 
 
Em 2018 foi orientadora de oficina de fotografia na cidade de Suzano pelo programa PELC- Programa de Esporte e Lazer da Cidade. 
 
Ela também possui um canal no Youtube destinado divulgação artistas e cultura local. 
 
Está no Diário de Suzano há dois anos. Além de fotos diárias, produz e edita vídeos. 
 
Foto foi tirada por Regiane Bento no Centro de Suzano. Foto: Regiane Bento

Deixe seu Comentário

Leia Também