terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Flagrante

GCM, Meio Ambiente e Setor de Posturas impedem crime em área de proteção

Operação conjunta realizada no Jardim Regina, em Palmeiras, apreendeu diversas ferramentas usadas em obra irregular

05 março 2021 - 11h50Por de Suzano

A Guarda Civil Municipal (GCM), a Secretaria de Meio Ambiente e o Departamento de Fiscalização de Posturas de Suzano realizaram operação conjunta nesta quinta-feira (4) para combater crimes ambientais no distrito de Palmeiras. Os agentes identificaram áreas de proteção que estavam sendo desmatadas e apreenderam diversas ferramentas utilizadas nas obras ilegais.

Como resultado da intensificação das medidas de fiscalização e combate a irregularidades na região, uma equipe da GCM localizou na quarta-feira (03/03) algumas entradas suspeitas em espaços destinados à preservação ambiental no Jardim Regina. Com isso, os órgãos municipais foram acionados. Sob o comando dos guardas Lindomar de Melo Cavalcante e Célio Ricardo Raposo, as equipes adentraram o local às 9 horas desta quinta, em ação coordenada. De imediato, foi identificada a existência de uma obra ilegal, em início de operação. Nenhuma pessoa se encontrava nas imediações.

Os agentes constataram os crimes de desmatamento, parcelamento irregular de solo e poda ilegal de árvores em área protegida por lei. No local, havia crateras com início de construção, diversas ferramentas utilizadas na obra, um banheiro químico, um contêiner, uma caixa d’água industrial e espaços já cavados para piscinas. As equipes realizaram a apreensão dos itens e seguem à procura dos envolvidos.

O chefe da pasta de Meio Ambiente, André Chiang, reforçou a importância de ações coordenadas como essa para coibir crimes ambientais e preservar a natureza. “O trabalho conjunto entre os órgãos públicos é essencial para ampliar o alcance das medidas de combate a irregularidades no município”, afirmou.

Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização de Posturas, Edson Tavares, a operação obteve resultados extremamente positivos com o levantamento e a autuação dos locais explorados de forma indevida. Tanto o seu setor como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deram entrada em processos administrativos sobre o caso.

De acordo com a comandante da GCM, Rosemary Caxito, a corporação segue à disposição da administração municipal para futuras colaborações, sempre com o objetivo de garantir que as leis sejam cumpridas. Segundo ela, a expectativa é de que o patrulhamento constante traga mais resultados positivos e seja possível identificar outros pontos de irregularidade na região.

Para denunciar crimes ambientais, a orientação é ligar para a secretaria responsável no telefone (11) 4745-2055 ou procurar a Ouvidoria Geral do Município por meio do número 0800-774-207, pelo aplicativo de celular “Cidadão Online” ou pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br.