sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Suzano

Guarda Mirim prepara mais de 15 mil jovens para o mercado em 40 anos

Atuando com o foco para a qualificação e inserção social dos jovens suzanenses, a instituição é reconhecida

17 março 2018 - 22h42Por Lucas Lima - de Suzano
Criada em 1978, a Guarda Mirim de Suzano preparou e inseriu mais de 15 mil jovens nas empresas conveniadas. Atuando com o foco para a qualificação e inserção social dos jovens suzanenses, a instituição é reconhecida por conduta de disciplina e histórico de formação para ingressar alunos no mercado de trabalho. 
 
Ao serem contratados, as empresas parceiras cumprem obrigações trabalhistas no que diz respeito a jovens aprendizes.
 
De acordo com o presidente da Guarda Mirim, Natal José Francisco, os trabalhos ao longo desses anos têm gerado bons frutos. "Tenho poucas situações negativas, onde que alunos não souberam aproveitar esse caminho. Guarda Mirim é um projeto, de referência nacional, muito bem reconhecido e divulgado por todo trabalho que é bem realizado. 
 
A aceitação é muito positiva tanto por causa das empresas parceiras que dão essa oportunidade e as famílias que incentivam os alunos. Temos uma responsabilidade muito grande de tornar em realidade aquilo que os jovens almejam na vida profissional", enfatizou.
 
Atualmente, a Guarda Mirim atende 1,4 mil jovens. Destes, 1 mil estão trabalhando. Outros 400 alunos estão realizando ou terminaram o curso, e aguardam a inserção no mercado de trabalho. 
 
O curso dura um semestre. As aulas são ministradas em três dias da semana, sendo quarta e quinta-feira, cada dia uma turma de 25 integrantes e sexta-feira ambas as turmas. Eles estudam por meio de oficinas de português, matemática, informática, entre outras disciplinas pertinentes a formação deles. Já os jovens aprendizes estudam uma vez por semana.
 
As inscrições ocorrem todo ano em abril. Os interessados - ter entre 14 a 15 anos - devem ir até a instituição e levar currículo escolar do ano anterior e documentos como comprovante de endereço e de identidade. Após o cadastro, os jovens passam por etapas de avaliação, como entrevistas pessoais, avaliações socioeconômicas e encontros. 
 
A Guarda Mirim de Suzano está localizada na Rua Shimpey Sayama, 304, no Jardim Santa Lúcia. O horário de atendimento é das 8 às 17 horas. 
 
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4748-4911 e 4748-6477, no site www.gmsuzano.org.br ou na página oficial do Facebook: guardamirimdesuzano.