Envie seu vídeo(11) 4745-6900
sábado 23 de outubro de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/10/2021
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
SOUSA ARAUJO - SIENA
PMMC PPM
Pmmc Parque

Igreja Baruel dará início às celebrações em comemoração ao centenário

27 NOV 2015 - 07h01

Para comemorar o ano do centenário da Igreja Baruel, a capela voltará a receber missas uma vez por mês, celebradas pelo padre Ademir Andrade de Sá. A 1º missa acontecerá nesse domingo, às 10 horas. A tradicional capela de Suzano, na Praça Ernestina Bianchi, no bairro do Baruel, foi a primeira igreja da cidade e fará aniversário centenário em setembro de 2016. Além das missas, a comissão Divino Baruel apresentará, em dezembro, o calendário festivo do próximo ano, que deve incluir festas com objetivo de arrecadar fundos para a reforma da capela.

De acordo com o padre Ademir, a comissão Divino Baruel, que reúne participantes de outras paróquias da cidade, tem se reunido para apresentar ideias para o calendário festivo. "Inicialmente só temos a proposta de retornar com as missas na capela, que estavam sem acontecer há vários meses. Por hora, sou eu que estarei celebrando as missas em todo 4º domingo do mês", explicou. O padre ressaltou que em dezembro, a missa acontecerá na 3º domingo do mês, devido as festividades natalinas.

Além das celebrações que acontecerão na igreja, durante o próximo ano, serão organizadas outras. "O objetivo é revitalizar a capela, seja no cunho religioso, como em estrutura. Com as missas e as quermesses, esperamos ter condições de reformar a capela. Isso é uma necessidade. Há vidros quebrados, mobiliário quebrado, cupim... Até o telhado precisa ser trocado", contou o padre. O cronograma festivo deve ser apresentado à comunidade na última missa deste ano, dia 20 de dezembro.

IGREJA

A Igreja Nossa Senhora Piedade, conhecida Igreja Baruel, é na verdade, de acordo com a classificação da religião católica, uma capela. De acordo com os dados históricos, a Igreja Baruel foi construída pelo Frei Baruel, em meados de 1700, e após, reconstruída pelo padre Antônio Souza Oliveira, em 1750, com o nome que ainda mantém hoje. Contudo, em 1885 ruiu e foi reconstruída anos depois pela tradicional família Bianchi e conhecida como igreja Baruel. A data de aniversário é oficialmente celebrada em setembro, dia em que foi realizada a primeira missa após a reconstrução da capela, em 1916.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias