A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começará, até o fim do ano, a implantação do acesso sul e do bicicletário na nova estação de Suzano. O serviço será de responsabilidade da empresa Viga Participações e Engenharia Ltda, contratada pelo valor de R$ 9,1 milhões, por meio de licitação na modalidade concorrência. O anúncio foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado (DOE).
O acesso sul vai permitir o embarque e desembarque de passageiros por meio das ruas Doutor Prudente de Moraes (SP-66) e General Francisco Glicério. Sendo que a primeira contará com rampa para acessibilidade e sinalização tátil direcionada ao elevador de acesso. Já a segunda, terá rampa de acesso ao bicicletário, que disponibilizará 576 vagas.
O bicicletário será construído em um terreno de 540 metros quadrados entre a Glicério e a Prudente de Moraes. Anteriormente, a estrutura seria construída ao lado da estação de trem, mas teve de ser transferida para outro terreno por conta da construção do Terminal de Integração Sul de Suzano. A CPTM tem previsto a instalação de bicicletários em todos os projetos de reconstrução das estações.
A companhia garante que a realização dessa obra não vai interferir na data de início de operação da nova estação, prevista para janeiro de 2016. E que os serviços seguem dentro do cronograma.
Oito escadas rolantes já foram montadas e outras quatro, sendo duas para o acesso pelo lado Norte e duas para o acesso pelo lado Sul, estão programadas para serem instaladas a partir da segunda quinzena deste mês. Com a entrega da primeira etapa, prevista para janeiro de 2016, os dois acessos - Norte e Sul - já passarão a funcionar 24 horas e os usuários já poderão deixar de usar a estação provisória.
Para a segunda etapa das obras, onde será construída mais uma plataforma e uma passarela, a previsão de finalização é de dezembro de 2016.
NOVA ESTAÇÃO
A nova estação terá 12 mil metros quadrados de área construída e oferecerá mais conforto aos usuários, com plataformas cobertas e total acessibilidade. O projeto contempla elevadores, rampas, piso e rotas táteis, comunicação em braile, além de escadas rolantes, assentos nas plataformas e banheiros públicos comuns e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Outro item importante é o sistema de captação de água das chuvas, que após tratamento, será utilizada para limpeza e banheiros.
No mês passado, o governador Geraldo Alckmin garantiu que a entrega da nova estação de Suzano vai ser feita no dia 15 de janeiro de 2016, às 10 horas.