quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Transporte

Inscrição e renovação do Passe Livre vão até a próxima sexta-feira

Solicitação de gratuidade para estudantes no transporte público é feita totalmente on-line; iniciativa já recebeu mais de 2,5 mil pedidos

14 janeiro 2022 - 15h45Por de Suzano

O programa Passe Livre Estudantil, promovido pela Secretaria de Educação de Suzano, segue com inscrições e recadastramentos abertos até a próxima sexta-feira (21/01). A iniciativa é voltada para estudantes moradores da cidade cuja renda familiar se enquadra no perfil de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo por integrante. O processo é feito de forma totalmente virtual por meio do site oficial (www.suzano.gov.br/web/passe-livre).

Em duas semanas de inscrições abertas, a pasta já recebeu 2.541 pedidos, sendo 1.567 de novos usuários e 974 de renovação daqueles já contemplados pelo benefício. O número já supera a busca dos estudantes no semestre anterior, quando foram registradas 1,7 mil pessoas. O recurso garante gratuidade no transporte público municipal durante todo o primeiro semestre deste ano para alunos do ensino fundamental, médio, técnico e superior.

Por meio do site, o interessado pode tirar dúvidas sobre o programa e dar entrada em sua solicitação, inserindo seus dados pessoais de acordo com as instruções da página, que conta com tutorial de cadastramento em vídeo. Com a conclusão desta etapa, o estudante deve providenciar os documentos necessários, o que inclui RG, comprovante de endereço e ficha de inscrição assinada pelo responsável da instituição de ensino. A entrega dos papéis também é feita de forma on-line.

A folha-resumo do Cadastro Único (CadÚnico) também é obrigatória e indispensável para a aquisição do benefício, sendo responsável por verificar o perfil socioeconômico familiar. O cadastro ou atualização do registro federal pode ser feito na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa, seja no centro (rua Monsenhor Nuno, 593), na região do Jardim Casa Branca (rua Maria Clara Taváres, 125), no Parque Palmeiras (rua Sebastião Moreira, 198), no Jardim Varan (rua Teruo Nishikawa) ou no Sesc (avenida Katsuhoshi Naito, 955).

Aqueles que apresentarem dificuldades em acessar a internet podem entrar em contato com a equipe da Secretaria Municipal de Educação por meio do e-mail passelivresuz@gmail.com. Os atendimentos presenciais são reservados apenas em casos de falhas no sistema on-line, para garantir a segurança de todos os envolvidos e evitar aglomerações e a disseminação de síndromes gripais.

O titular da Educação municipal, Leandro Bassini, destacou a importância do programa e orientou os interessados a se inscreverem o quanto antes. Segundo ele, diante do cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a liberação dos créditos para os beneficiários é realizada mediante aulas presenciais. “O aluno deverá se atentar ao calendário escolar e aguardar notificação por e-mail informando sobre o primeiro carregamento do seu cartão para que, assim, possa ter acesso à gratuidade. Em duas semanas já superamos a expectativa que tínhamos para este semestre, o que mostra a importância do Passe Livre na cidade, para garantir o acesso de todos os alunos à educação”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também