sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Em Suzano

Inscrições e recadastramento para o Passe Livre Estudantil iniciam nesta semana

Estudantes devem acessar o site oficial para assegurar a gratuidade no transporte público municipal

28 junho 2022 - 18h00Por Da Reportagem Local

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia nesta sexta-feira (01/07) o processo de inscrição e renovação do cadastro no programa Passe Livre Estudantil, referente ao segundo semestre de 2022. Os estudantes interessados em assegurar a gratuidade no transporte público municipal devem acessar o site oficial (www.suzano.gov.br/web/passe-livre) até 30 de setembro e seguir as instruções.  

O benefício é voltado exclusivamente para os munícipes residentes em Suzano, que se encaixam no perfil de renda familiar total de até três salários mínimos ou de renda per capita de até meio salário mínimo para cada integrante, com a comprovação pela folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico). Os estudantes contemplados devem estar matriculados em uma das modalidades de ensino, sejam elas no fundamental (1º ao 5º ano) das escolas municipais e privadas da cidade, bem como na Educação de Jovens e Adolescentes (EJA) ou em Cursos Técnicos e Superiores.  

Para ter acesso ao programa, os interessados devem anexar a documentação exigida e acompanhar os processos de análise e validação da solicitação, que ocorre entre 20 e 30 dias, a depender da demanda de atendimento. O site é intuitivo e oferece instruções detalhadas sobre o processo, que se inicia com a verificação do CPF. O endereço eletrônico também dispõe de uma sessão de “Dúvidas Frequentes” e um vídeo com “Tutorial de Cadastramento”. 

Os estudantes que necessitem de atendimento presencial devem buscar pela Secretaria Municipal de Educação no Centro Unificado de Serviços (Centrus), localizado no número 210 da avenida Paulo Portela, na região central da cidade. Outros canais de comunicação também estão disponíveis como o telefone (11) 4744-6084 e o endereço eletrônico passe.livre@educ.suzano.sp.gov.br.  

Conforme explica o titular da pasta, Leandro Bassini, o benefício é concedido em um período de seis meses e a renovação é de suma importância para garantir o fortalecimento na rede de apoio ao estudante, bem como de oportunizar aqueles que porventura não o conquistaram anteriormente. “O Passe Livre Estudantil é uma campanha semestral e permanente durante o período letivo, pois seu principal objetivo é assegurar o direito de acesso à Educação aqueles que mais precisam. Portanto, pedimos aos interessados que estejam sempre atentos à movimentação do processo e compartilhem a informação com amigos e familiares, para alcançarmos todos os públicos”.  

No primeiro semestre, o programa registrou um recorde de solicitações do benefício. Ao todo, foram realizados 3.608 pedidos, sendo 2.238 para novos cadastros e 1.370 para renovação da gratuidade no transporte público do município. A expectativa para esta nova etapa, é de que mais 1,5 mil estudantes participem.  

“Estamos felizes pelo aumento da participação do público-alvo, pois sinaliza que o benefício é eficaz e extremamente necessário para a rotina estudantil. Nos colocamos à disposição para esclarecimento de dúvidas e orientamos que os mesmos realizem a inscrição ou recadastramento ainda nas primeiras semanas, para que possam ajustar a documentação se necessário”, finalizou Bassini.  

Deixe seu Comentário

Leia Também