quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Ipelândia teme aumento do nível de represa, DAEE descarta abertura de comportas

Preocupação se intensifica ainda mais no período de chuvas

15 janeiro 2021 - 12h00Por Matheus Cruz - de Suzano
Os moradores e pedestres que transitam pelo bairro Ipelândia, em Suzano, vivem – há alguns anos – preocupações de uma possível abertura de comportas do reservatório de Taiaçupeba, que corta o bairro. A preocupação se intensifica ainda mais no período de chuvas, quando a quantidade de água atinge a represa e aumenta o nível de sua capacidade. 
 
Apesar da preocupação da população, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) - que controla e tem os cuidados da represa -, descarta a possibilidade de abertura do descarregador de fundo.
 
Em nota, o DAEE explicou que atualmente o reservatório do Taiaçupeba está operando com 26,5% de sua capacidade. O nível atual está na cota de 4,31 metros abaixo da cota do nível operacional máximo, que é de 4,75 metros abaixo do vertedouro, que dá vazão a água. Não há, portanto, possibilidade de abertura do descarregador de fundo e possíveis alagamentos em razão da cheia da represa.
 
Além do risco de alagamento no trecho inicial da estrada, a moradora Marta dos Santos, 48, aponta outras dificuldades de quem precisa acessar o local todos os dias. 
 
Reservatório
 
O departamento responsável pelos cuidados da represa aproveitou para esclarecer que na barragem do Taiaçupeba, não há comportas, apenas o descarregador de fundo e o vertedouro. 
O DAEE explica, ainda, que quando é o caso da abertura do acesso, é realizado o contato direto com a Defesa Civil do município. Que toma as providências junto à população, dando instruções e a comunicação prévia necessária.

Deixe seu Comentário

Leia Também