quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Eleições 2020

IPTU, coleta de lixo, alagamentos e críticas marcam debate da OAB

Quatro dos seis candidatos compareceram à OAB; ataques contra atual gestão também tiveram destaque

21 outubro 2020 - 23h55Por Daniel Marques - de Suzano
Coleta de lixo, aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), alagamentos, saúde e críticas à atual gestão marcaram o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Suzano promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na noite desta quarta-feira (22).
 
O debate se iniciou pouco depois das 20 horas e durou quase duas horas. Reuniu quatro candidatos: Vanderli Ferreira Dourado (PT), o Derli do PT; Jorge Romanos Junior (DEM), o Jorginho Romanos; Israel Lacerda (PSL), e Lisandro Frederico (Avante). O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), candidato à reeleição, e Rodrigo Assis (PC do B) foram as duas ausências.
 
Os candidatos não economizaram críticas em quase todas as oportunidades que tiveram para falar.
 
No primeiro bloco, os candidatos fizeram suas apresentações.
 
No segundo, responderam perguntas da população encaminhadas por e-mail. Derli começou respondendo sobre coleta de lixo com comentários de Jorginho. Lacerda debateu com o petista sobre focos do mosquito da dengue.
 
Lisandro e Lacerda, em seguida, comentaram sobre os alagamentos em alguns bairros da cidade. Por fim, Jorginho respondeu, com comentários de Lisandro, pergunta sobre saúde.
 
No terceiro bloco, os candidatos perguntaram um ao outro assuntos livres. Lacerda e Lisandro criticaram as compras de máscaras, leitos de UTI em Franco da Rocha e o Hospital de Quarentena.
 
Depois, Derli e Jorginho criticaram o aumento do IPTU. O candidato do DEM deu sequência ao debate com Lacerda questionando as obras realizadas como a Arena Suzano e a Marginal do Una.
 
Lisandro fechou o terceiro bloco falando com Derli sobre educação. No quarto bloco, os candidatos fizeram suas considerações finais.
 
Impressões
 
Ao final, os quatro candidatos lamentaram as ausências, principalmente a do prefeito. Porém, eles se mostraram satisfeitos com o debate. “O debate de ideias é sempre bom. No aspecto de respeito foi muito legal. Acho que pude diferenciar. É uma proposta voltada à população mais carente e, se não tiver sensibilidade, não deve ser candidato”, destacou o candidato Derli Dourado.
 
Já Lacerda destacou o equilíbrio dos participantes. “Mostraram propostas. Foi um debate qualificado. Cada um com seu estilo e sua ideologia. Agora, o eleitor tem a oportunidade de ir definindo quem ele vai escolher”, enfatizou.
 
Lisandro também fez avaliação: “É o único plano que trata com força a questão da corrupção, que tem programa específico para isso. Queremos tentar fazer com que as pessoas participem mais da administração”.
 
Já Jorginho disse esperar ter agradado aos que assistiram. “Quero ter mostrado parte do meu perfil. Agora é ir para as ruas pedir votos. Se Deus quiser, chegaremos no segundo turno”.
 
OAB de Suzano aprova realização de debate
 
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano, Wellington da Silva Santos, e o presidente da Comissão Eleitoral da OAB, José Roberto Moreira de Azevedo, aprovaram o debate, realizado pelo órgão na noite de ontem (21).

O evento agradou. Ambos destacaram a importância do debate para a democracia. Felizes, eles elogiaram os candidatos que compareceram e enalteceram o trabalho da OAB na realização.

“Hoje foi um espetáculo da democracia. Uma oportunidade que a OAB disponibilizou a todos os eleitores, para que pudessem tirar suas dúvidas”, disse o presidente da OAB. “Só tenho a lamentar por aqueles que faltaram. Quem perdeu foram os que faltaram. Houve uma grande audiência”, completou.

Já o presidente da Comissão se diz “muito feliz” com o que viu.

“Estamos trabalhando neste debate há mais de um mês. Achei bastante saudável para o processo democrático. Os candidatos fizeram as críticas, mas foi um debate de alto nível”, disse José Roberto. “Contribuiu bastante para o processo e aos eleitores. Estou muito feliz”, emendou.
 
Jorgihno, Derli, Lacerda e Lisandro: Candidatos a prefeito estiveram ontem no primeiro debate da OAB para apresentar propostas de governo

Deixe seu Comentário

Leia Também