quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Isolamento segue abaixo de 40% nas cidades da região

Dados foram atualizados na última terça-feira (24) pelo Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo

26 novembro 2020 - 15h22Por Daniel Marques - de Suzano
A taxa de isolamento social se manteve abaixo de 40% no Alto Tietê. Arujá, com 34%, segue tendo o menor índice da região. Os dados foram atualizados na última terça-feira (24) pelo Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi-SP), e são referentes à última segunda-feira (23).
 
No último levantamento, publicado pelo DS na última sexta-feira (20), os índices de respeito ao isolamento já estavam abaixo dos 40%. A situação voltou a se repetir desta vez.
 
O levantamento considera apenas seis cidades da região, que possuem acima de 70 mil habitantes. Por isso, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel não entram na lista. A segunda pior taxa de isolamento social na região foi registrada em Itaquaquecetuba, com 36%. Depois, vem Poá, com 37%. Mogi das Cruzes registrou 38% de pessoas que respeitaram o distanciamento. A cidade aparece na quarta posição na lista. Em seguida vem Suzano, com 39% de respeito à regra. Os melhores índices do Alto Tietê, novamente, foram registrados em Ferraz de Vasconcelos. A cidade computou 40% de respeito à regra.
 
Segundo a plataforma, na última segunda-feira, em todo o estado de São Paulo, o índice de isolamento foi de 40%.
 
A plataforma
 
O Simi-SP funciona por meio de uma parceria com quatro operadoras de telefonia móvel (Claro, Oi, Tim e Vivo). Elas colhem informações de deslocamento e os transforma em uma espécie de mapa de calor, identificando os índices de isolamento dos locais.
 
O Alto Tietê está, atualmente, na fase verde do Plano São Paulo de flexibilização. É a quarta, em uma escala de cinco etapas. O afrouxamento mais significativo no isolamento na região ocorre desde o anúncio do avanço, feito pelo governo do Estado em 9 de outubro.
 
Com isso, estabelecimentos comerciais, como shoppings, salões de beleza, barbearias, academias e galerias, passaram a operar com até 60% da capacidade. O funcionamento foi estendido para 12 horas.