Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 29 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/09/2020
SOUZA ARAUJO
ÚNICCO POÁ
PMMC COVID SAÚDE
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Janela partidária: 14 vereadores trocam de partido político na região

18 MAR 2016 - 08h00

Por conta da janela partidária, 14 vereadores da região trocaram de partido em um mês. A janela, que foi aberta em 18 de fevereiro por meio de Proposta de Emenda Constitucional (PEC), em sessão conjunta do Congresso, dá a possibilidade da troca de partidos sem perda de mandatos por infidelidade para vereadores e deputados. O prazo, de 30 dias para mudança de legenda dos legisladores, se encerra hoje.

Em Suzano, dois vereadores já anunciaram a mudança de partido. O parlamentar, Walmir Pinto se desfilou do Partido dos Trabalhadores (PT) e o vereador André Marcos de Abreu, o Pacola, deixou de integrar o Partido da República (PR). Ambos ainda não anunciaram em quais partidos devem ingressar. De acordo com Walmir, convites oficiais foram feitos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B). "Estou avaliando o melhor caminho. Quero ir para um partido que eu consiga encaminhar um projeto vitorioso. Que não fuja da minha ideologia e que eu possa continuar trabalhando pelo melhor de Suzano", explicou o vereador.

Nos bastidores da política, também se especula a troca de partido do vereador Valmir Calixto de Oliveira, o Doutor Valmir, que atualmente está filiado ao Partido Solidariedade (SD). Apesar disso, a mudança de legenda ainda não foi confirmada.

Os vereadores da Câmara de Poá são os que mais trocaram de partido na região. Seis parlamentares já confirmaram a mudança de legenda. Entre eles a vereadora Jerusa Reis, que saiu do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) para o Democratas (DEM) e o parlamentar Welson Lopes, do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) para o PR. Jorge Luiz Monteiro, o Madruga, também se desfiliou do Partido Social Liberal (PSL) para ingressar ao Partido Popular Socialista (PPS). O vereador Alexandre Provisor, que era do PSL, ingressou no PR.

Em Poá, também mudaram de sigla, os vereadores Antônio Nobre Ramos e o parlamentar Luiz Soares de Oliveira, ambos saíram do SD para o PDT.

Dois vereadores da Câmara de Ferraz de Vasconcelos também fazem parte dos parlamentares que estão trocando de partido. Os ex-tucanos, Luiz Fábio Alves da Silva e Roberto Antunes de Souza, que se desvincularam do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) durante a janela partidária, ainda continuam sem confirmar a filiação em um novo partido. Outros nomes, como Willians Santos, do PSB, Cícero Rodrigues da Silva e Walter Marsal Rosa, do PROS são especulados para a mudança de partido em Ferraz.

Em Itaquaquecetuba o vereador Roberto Carlos do Nascimento, o Carlinhos da Minercal, se desfiliou do PT. O parlamentar ainda não divulgou em qual partido ingressará. Já em Mogi das Cruzes, Clodoaldo Aparecido de Moraes deixou o PT e se filiou ao PR. Já o vereador Marcos Paulo Tavares Furlan, deixou o Partido Verde (PV) para ingressar no DEM. Há especulações também da possível mudança de legenda dos vereadores Ana Karina Pirillo, a Karina do Adote Já, que atualmente é do PC do B, Protássio Ribeiro Nogueira, do Partido Social Democrático (PSD), Olímpio Tomiyama do Partido Social Cristão (PSC) e o parlamentar Roberto Valença Lima do Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Em Salesópolis, Claudinei José de Oliveira, o vereadore Nei, anunciou ontem sua saída do PR para o DEM (veja mais na página 5 deste caderno).

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias