Envie seu vídeo(11) 97569-1373
segunda 30 de novembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/11/2020
GOLDSTAR
PMMC NOVEMBRO AZUL
ERICA ROMÃO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Reisinger Ferreira

Lançamento do livro ‘A arte das Crônicas e Contos atrai 200 pessoas

06 MAI 2016 - 08h01

Cerca de 200 pessoas prestigiaram ontem o lançamento do livro "A Arte das Crônicas e Contos" do Instituto Thadeu José de Moraes (ITJM). As obras foram entregues da seguinte forma: cinco exemplares para os alunos vencedores do Concurso de Crônicas e Contos de 2013, 2014 e 2015; 25 livros para a unidade escolar do estudante e um para cada convidado do ganhador. As redações foram escritas por 47 alunos distribuídos em 19 escolas da região.

De acordo com a presidente do ITJM, Augusta de Moraes Gusmão dos Santos, a ação traz satisfação e sentimento de dever cumprido. "Hoje, os protagonistas são os alunos. Entregar esses livros é um sonho que está sendo realizado. Dentro deles há várias crônicas e contos belíssimos feito por estudantes muitos inteligentes e que merecem essa honra. Sempre almejamos criar essa obra e finalmente conseguimos, ainda mais com a ajuda de nossos patrocinadores. Estou me sentido realizada", explica.

Uma das vencedoras do concurso é a estudante de Jornalismo, Caroline Cecin, que disse viver uma prévia do futuro profissional com o novo livro. "Eu sempre quis ser escritora e com esse livro já estou vivendo um pouquinho com o que vou me deparar no futuro. Estou muito feliz e vou ler todos os dias essa obra literária".

O autor de uma crônica Marcos Vinicius dos Santos disse estar muito contente com o livro e ressaltou que, por meio do concurso, já escolheu qual profissão seguir. "Felicidade imensa de ter um livro com um texto elaborado por mim. Além disso, contribuiu bastante na minha carreira, pois vou cursar na área acadêmica".

Já a aluna Sofia Natalia Ferreira da Silva afirmou que o trabalho realizado foi reconhecido. "É muito importante para as minhas conquistas. Vimos que o nosso esforço foi recompensado. Independente de qualquer coisa, sempre vou amar a leitura e continuarei praticando".

O livro foi elaborado pelo ITJM, com patrocínio da AGFA em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Além disso, contou com a participação de toda equipe do instituto e a valiosa colaboração dos jurados na avaliação dos trabalhos vencedores.

O concurso Crônicas e Contos foi idealizado há 20 anos, pelo jornalista e colunista social do DS, Gil Fuentes. A ideia veio de concursos literários em revistas famosas.

O objetivo no início era que jovens publicassem o que sentiam ao escrever. Ao longo dos anos, o concurso foi crescendo e ganhando mais proporções. Por conta disso, atualmente, alunos de toda rede de ensino da região participam da ação literária. Hoje o propósito é basicamente o mesmo, na qual os estudantes escrevem crônicas ou contos para mostrar suas grandes habilidades na literatura.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias