quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Máscaras nas escolas

Lei sancionada pela Câmara de Suzano desobriga uso de máscaras por alunos

Representantes das escolas particulares avaliam que uso de máscara é fundamental para incentivar os alunos

27 janeiro 2021 - 22h07Por Matheus Cruz - de Suzano
A Câmara de Suzano aprovou e sancionou, no final de 2020, projeto de lei que torna facultativo o uso de máscaras pelos alunos nas escolas municipais. O uso de máscaras é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, pela Sociedade Brasileira de Infectologia e pelo Ministério da Saúde. Segundo representantes das escolas particulares do município, a obrigatoriedade seguirá para professores e alunos.
 
De acordo com o projeto, a Secretaria da Educação de Suzano deverá disponibilizar álcool em gel em todas as escolas da rede municipal, mesmo sendo o uso facultativo. Entretanto, “será facultativo o uso de máscaras de proteção facial” pelos alunos. A legislação foi publicada no dia 27 de outubro de 2020 do Diário Oficial Eletrônico de Suzano. É de autoria do vereador Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei. 
 
De acordo com os representantes das escolas particulares da cidade, o uso de máscaras por todos, será item “primordial” no retorno as aulas, e seguirá obrigatório para todos.
 
“O uso da máscara para crianças maiores de 3 anos é necessário. Como escola e formadores de opinião, precisamos incentivar os nossos alunos a usar. A máscara vai possibilitar que os riscos de contaminação diminuam, principalmente quando estiverem em sala de aula”, comentou a diretora Miriam Barbosa, responsável por uma escola particular de Suzano.
 
Na mesma linha, Marcelo Masuda, - que possui uma escola de educação infantil na cidade – ressalta que o uso das máscaras terá um cuidado especial assim que as aulas presenciais forem retomadas. “Estamos nos baseando nos protocolos sanitários recomendados pela Secretaria do Estado de São Paulo. Na nossa instituição todos irão utilizar. A ideia é que tenhamos uma máscara de cada cor, para garantirmos que todos façam a troca de duas a duas horas, como foi o indicado”, comentou.
 
A troca de máscaras é uma recomendação de diversos infectologistas, a orientação é que o item deva ser usado por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Por isso, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras. 
 
“A troca é responsabilidade dos pais. Eles serão orientados a trazer seus filhos já com as duas. Caso algum aluno esqueça ou não tenha, a escola vai disponibilizar mascaras descartáveis. Já adquirimos algumas caixas com o produto, afim de ter o estoque necessário para essa situação”, explicou Robson Almeida, representante das escolas particulares de Suzano.
 
Procurado, por três dias seguidos, para comentar o assunto, o vereador Edirlei Junio Reis (PSDB) não atendeu aos telefonemas do DS até o fim desta reportagem.