quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Fura-filas

Lista de vacinados tem controle rígido para evitar ‘fura-filas’, garantem prefeituras da região

Nesta semana epresentação no Ministério Público sugere que as cidades divulgem lista de vacinados

28 janeiro 2021 - 05h00Por Matheus Cruz - de Suzano
Um dia após uma representação ter sido impetrada no Ministério Público sugerindo a divulgação da lista de vacinados da Covid-19, como forma de evitar “fura-filas”, as prefeituras da região garantem que adotam controle rígido do processo.
 
Afirmam também que seguem todas as determinações dos Governos Estadual e Federal para a aplicação da vacina. 
 
De acordo com a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, a cidade ainda não possui previsão sobre a divulgação da lista de vacinados. Entretanto, a fiscalização para evitar o fura-fila tem sido rígida em todo o município. 
 
Em Biritiba Mirim, a Secretaria Municipal de Saúde, informou que está providenciando a listagem de acordo com as orientações do Setor Jurídico. 
 
Até esta terça-feira (26) 313 pessoas haviam sido vacinadas em Santa Isabel. Sobre a representação do MP, a prefeitura informou que não foi notificada sobre a divulgação dos dados das pessoas vacinadas. 
 
Os dados dos vacinados são sigilosos, por isso não podemos passar essas informações.
 
De acordo com a prefeitura de Mogi das Cruzes, todas as determinações dos Governos Estadual e Federal para a aplicação da vacina estão sendo seguidas. Para garantir o atendimento prioritário aos profissionais que estão na linha de frente, a Secretaria de Saúde fez contato com todos os hospitais e pronto atendimentos que prestam atendimento a pacientes de Covid-19 solicitando as quantidades. Além disso, o controle é feito pelo CPF ou Cartão Nacional de Saúde, que é individual, e existe, ainda, um sistema do Governo do Estado alimentado pelos hospitais que permite o rastreamento dos dados. 
 
Caso um profissional seja cadastrado em um serviço hospitalar ou equipamento de saúde que atenda Covid e receba a vacina neste local, o seu CPF ou CNS já constará em todos os locais como dose aplicada, não permitindo que a mesma pessoa disponha de vacinas em locais diferentes. O sistema também possui lista física e nominal, onde quem está recebendo a vacina deve assinar. Ou seja, o controle é rígido e não há vacinados fora dos critérios.
 
De acordo com a pasta, as próximas fases dependem do envio de novas remessas, mas assim que estiverem disponíveis, será feita ampla divulgação pelos canais oficiais e meios de comunicação.
 
Por enquanto, o total de vacinados está sendo atualizado diariamente no portal da Prefeitura, sempre no fim do dia, juntamente com os números de casos, curados e óbitos. 
 
Em Poá, a Vigilância em Saúde de Poá informou que ainda não recebeu o ofício do Ministério da Saúde.
 
Mas, acredita que a medida é sim positiva para manter a transparência da campanha e garantir uma maior confiança da população.
 
O setor segue a listagem de funcionários da Saúde a serem imunizados, com base no sistema Vacivida do município, e acompanha com rigor todo o processo, com conferência da lista e da documentação. Até o momento foram aplicadas 713 doses da vacina nos profissionais da Saúde do município.
 
As demais prefeituras da região não responderam aos questionamentos sobre o assunto até o final desta reportagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também