Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 01 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/10/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo Outubo
SOUZA ARAUJO
ÚNICCO POÁ

Mais 110 agentes são contratados para combater à dengue na região

09 ABR 2016 - 08h01

Para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus, que tem amedrontado a população, 110 agentes foram contratados desde o início do ano. O quadro de funcionários atendeu neste período mais de 74 mil residências em procura de focos do mosquito. A informação foi divulgada pelas secretarias de Saúde de Suzano, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.

O Ministério da Saúde alterou, no final de março, os critérios para a contratação de agentes de combate a endemias em todos os municípios brasileiros, ampliando em 44% o número de profissionais que podem ser integrados às prefeituras com incentivo de custeio do governo federal.

Em Suzano, desde o mês de fevereiro, a Prefeitura de Suzano realizou diariamente mutirões nos bairros, sendo que, aos sábados, o número de profissionais nas vistorias já chegaram a mais de 200 pessoas. Ao todo, mais de 10 mil residências foram vistoriadas em bairros com maior incidência da doença como o Miguel Badra, Casa Branca e o Monte Cristo. O município conta com 23 agentes zoonoses, sendo que 11 deles foram contratados recentemente por meio desta portaria do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Suzano informou que para o combate do mosquito, as equipes passaram de casa em casa vistoriando os possíveis focos do mosquito transmissor da doença, além de conscientizar os moradores sobre os métodos a serem tomados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Já em Mogi das Cruzes, é realizada uma média de 350 visitas por dias, de segunda a sexta feira, ou seja, cerca de sete mil residências por mês e 21 mil nos três primeiros meses do ano. Além disso, a secretaria informou que houve a contratação de seis novos agentes de controle de vetores, passando para 38 profissionais. Também foi realizada a capacitação de 100 agentes comunitários de saúde pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para a realização do trabalho de combate ao mosquito nos bairros assistidos pelo Programa Saúde da Família (PSF).

De acordo com a Secretaria de Saúde de Ferraz, o município contava com nove agentes de saúde e entre o período de março e abril, mais 17 agentes foram contratados. Os agentes realizaram 18.087 vistorias em imóveis no município este ano.

Em Itaquá 76 agentes comunitários de saúde também foram contratados, de acordo com a Prefeitura, antes a administração contava com 81 agentes e hoje o número é de 157 funcionários. Além disso, 25 mil imóveis já foram visitados.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias